Emocionados e igualmente orgulhosos por terem privado com Marco Paulo, fãs e amigos juntaram-se à família, este sábado, no último adeus ao artista falecido, na quinta-feira, aos 79 anos. No funeral, ouviram-se músicas do artista. O cantor "fica para sempre".
Corpo do artigo
Com a certeza de que "ficará sempre o legado que deixou", o público que aplaudiu Marco Paulo em vida juntou-se nas cerimónias fúnebres, para a derradeira despedida. Este sábado, cerca das 14.30 horas, quando se abriram as portas da Basílica da Estrela, em Lisboa, para a missa de corpo presente, ouviram-se aplausos, que emocionaram quem estava no exterior.
A apresentadora Bárbara Guimarães, em direto na SIC, o canal que acolheu Marco Paulo nos últimos anos, sublinhou que o momento foi uma forma de todos se despedirem "de alguém que fica para sempre". Lili Caneças, por sua vez, somou-se ao "aplauso para o maior artista romântico de todos os tempos". "Marco Paulo vai ficar para sempre como a Amália Rodrigues. É imortal", destacou a socialite, que "há 15 dias" tinha falado com o cantor, lembrando que "ele amava a vida".
Apesar da chuva e frio, fãs e amigos não deixaram de marcar presença no velório e no funeral, esta tarde, juntando-se à família enlutada, levando rosas vermelhas, a flor preferida do artista.
Na cerimónia religiosa, aberta ao público, ouviram-se canções como "Eu tenho dois amores" e "Ninguém, Ninguém". OSaint Dominic's Gospel Choir interpretou "Nossa Senhora". A apresentadora Ana Marques, que conduziu com o malogrado artista o programa "Alô Marco Paulo", na SIC, leu um texto escrito pelo afilhado deste, Marco António, que também se lançou na música, e foi sempre apoiado pela namorada, Aleksandra, no momento de dor.
Motivados pela emoção, alguns fãs tentaram chegar-se à urna, o que obrigou o padre a pedir contenção. A celebração terminou perto das 16 horas, com o cortejo fúnebre a rumar ao Cemitério dos Prazeres, onde Marco Paulo foi sepultado. À saída da urna, ouviram-se mais palmas e caíram mais lágrimas. "Até sempre", leu-se nos lábios dos fiéis seguidores.
"Quanto mais vocês cantarem, mais eu vos ouço lá em cima", disse, em maio de 2023, o intérprete de "Maravilhoso coração" - e o povo, este sábado, cumpriu. No trajeto que as pessoas fizeram a pé pelas ruas de Lisboa, a acompanhar o carro fúnebre até à última morada de Marco Paulo, todos ergueram a voz para chegarem ao seu ídolo.