A celebrar 30 anos de carreira, o estilista Miguel Vieira apresentou, esta terça-feira, na Semana da Moda de Nova Iorque, as propostas primavera/verão 2018. Mantendo-se fiel ao percurso que fez até agora, recorreu predominantemente às cores branca e preta, a sua imagem de marca, mas pontuou o trabalho com pormenores em verde, cor-de-rosa e vermelho.
Corpo do artigo
8767572
"Demora a construir uma pessoa, conseguir olhar para um desfile, ver preto e branco e perceber que é Miguel Vieira. São pequenas coisas que demoram a construir e obviamente que, nesta altura, tinha de apresentar preto e branco", explicou o criador ao JN, momentos antes do desfile produzido em parceria com o Portugal Fashion.
Esse reconhecimento da marca terá sido o que fez encher o estúdio C do "Pier 59 Studios" com um público que se mostrou entusiasta no momento de aplaudir o estilista, no final da apresentação e, já depois do desfile, quando se cruzava com Miguel Vieira nos corredores ou no terraço com vista para a cidade e o rio.
Com alusões aos 30 anos de carreira nos "prints dos lenços e sapatos", o criador foi buscar clássicos, mas deu-lhe um toque desportivo, e investiu em assimetrias e jogos de volume, entre peças mais justas e outras de maiores dimensões. Na coleção apresentada na "Bug Apple", foram revelados coordenados para homem e mulher, mas sempre com atenção aos detalhes dos acessórios.
No que respeita aos materiais, o designer de São João da Madeira apostou no fabrico próprio do seu ateliê, juntando dois tecidos com técnicas de termocolagem.
"A maior parte dos tecidos são uma base de seda e depois têm prints estampados, que dão um efeito de papel. Quando virem os manequins a passar na passarela, vão ouvir aquele barulho", explicou, fazendo depois um som que se assemelha a folhas a serem amarrotadas. "Uma grande criatividade nos tecidos", sentenciou o autor da coleção "30 Th - Miguel Vieira Private Collection".
O périplo internacional do Portugal Fashion com criadores nacionais segue agora para Londres, entre 17 e 18 de setembro, Milão, a 22 de setembro, e Paris, cuja semana da moda se realiza entre 26 de setembro e 3 de outubro.