“As mulheres troianas da Síria – Leituras contemporâneas da tragédia de Eurípides”, livro da autoria da investigadora Sandra Pereira Vinagre, tem lançamento no Porto.
Corpo do artigo
Este sábado, às 17 horas, na Livraria da Cassandra, no Porto, é lançado o livro “As mulheres troianas da Síria – Leituras contemporâneas da tragédia de Eurípides”, da investigadora Sandra Pereira Vinagre, com edição da Colibri.
A obra propõe uma reflexão sobre o poder transformador do teatro, utilizando a tragédia grega como ferramenta no tecimento de uma poderosa crítica social, criando pontes entre o passado clássico e os desafios contemporâneos, em especial os enfrentados por mulheres em contexto de guerra e deslocação forçada.
A apresentação conta com a presença da autora, de Marta Várzeas, investigadora da Universidade do Porto, e de Rui Madeira, diretor da Companhia de Teatro de Braga.
A sessão integra uma discussão centrada na forma como a tragédia “As troianas”, de Eurípedes, é reinterpretada à luz da situação das mulheres sírias.
Sandra Pereira Vinagrea, doutorada em Estudos Clássicos, tem-se dedicado à análise da tragédia grega em contextos políticos modernos. Com este livro, dá voz às mulheres silenciadas pela história e pelo presente. A sessão na Livraria da Cassandra (Avenida de Camilo, 118, Porto) tem entrada livre.