O guitarrista André Fernandes é o homenageado em mais uma sessão do ciclo "Histórias do jazz em Portugal", no Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, que o JN transmitirá em direto. Esta terça-feira, André Fernandes estará à conversa com os organizadores do ciclo, António Curvelo e Manuel Jorge Veloso, seguindo-se um concerto do combo da Academia Valentim de Carvalho, que reinterpretará composições da autoria do guitarrista.
Corpo do artigo
O percurso do músico de jazz estará em destaque nestes dois dias. Além dos diferentes projetos que tem liderado, como Wonder Wheel ou Motor, o guitarrista tem no seu percurso colaborações com músicos como Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Marta Hugon, Nelson Cascais, Carlos Martins, Susana Santos Silva, Maria João, Lee Konitz, John Hollenbeck, Theo Bleckmann, David Binney ou Tomasz Stanko.
Esta noite, a partir das 21.30, André Fernandes estará à conversa com Manuel Jorge Veloso e António Curvelo, onde se destacará o seu percurso artístico. Segue-se então um concerto do combo Academia Valentim de Carvalho.
Amanhã o ciclo inclui uma conversa entre António Curvelo e Manuel Jorge Veloso e os músicos André Santos, Jeffery Davis e Joel Silva, onde se trocarão impressões sobre a obra de André Fernandes.
Depois da conversa, André Fernandes apresentará no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor o concerto para o qual teve carta branca. O músico terá ao seu lado José Pedro Coelho (sax tenor e sax soprano), João Pedro Brandão (sax alto e flauta), Nelson Cascais (contrabaixo) e Iago Fernández (bateria).