O relatório consiste na exposição objetiva de factos passados, relacionados com um trabalho de investigação, um estudo efetuado, uma experiência, etc. Para além do teor informativo, pode conter igualmente uma análise crítica, convenientemente fundamentada.
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A elaboração de um relatório pressupõe a recolha de informação sobre o assunto em análise. É um tipo de texto frequentemente utilizado no quotidiano empresarial, político, escolar, possuindo diferentes tipologias, tais como relatório crítico, de síntese, de formação ou de investigação.
A estrutura de um relatório é a seguinte: página de rosto (título, a natureza do trabalho, o local, a data, o nome do destinatário e do autor do relatório) e o texto.
Na introdução, indicam-se o assunto e os objetivos do relatório, as situações que implicaram a sua realização; no desenvolvimento, descreve-se, de forma clara e objetiva, o contexto do trabalho, a experiência obtida, com uma ordenação cronológica. Além disso, avaliam-se os elementos expostos, apresentando-se sugestões e/ou críticas. Na conclusão, estabelece-se um paralelo entre os objetivos do relatório e os resultados obtidos.
Quando se faz um relatório deve evitar-se fazer uma introdução tão longa e complexa que disperse a atenção, abusar da linguagem técnica ou familiar, abusar das abreviaturas, assumir um tom perentório de quem sabe tudo e apresentar uma massa de informação não selecionada ou que não se domina.
* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa
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