Dá-se o nome de requerimento a uma petição, geralmente escrita, dirigida a uma entidade oficial, da justiça ou da administração.
Corpo do artigo
O requerimento deve ter a seguinte estrutura: identificação do organismo a que se dirige; introdução (dados pessoais que identificam o requerente: nome, naturalidade, idade, profissão, morada, número do B.I., número de contribuinte); mensagem (exposição: espaço onde se explica detalhadamente o motivo do pedido enumerando, de forma ordenada, os argumentos e as causas; petição (espaço onde se expressa o que se solicita à pessoa ou entidade a que é dirigido o requerimento; pode ser, por exemplo, a fórmula: Solicito a V. Ex.ª que...); fecho: consta de três elementos que terminam o requerimento; expressão da conclusão (Pede deferimento); data (por extenso, antecedida da indicação do lugar) e a assinatura do requerente.
Na apresentação de um requerimento há que ter alguns cuidados. Assim, deve-se: usar uma folha branca ou uma folha própria para o efeito; deixar uma margem superior de 6 cm e uma margem esquerda de 7 cm; separar os diferentes pontos do requerimento por uma linha em branco; adequar as formas de tratamento à entidade a que se destina (começa-se por Ex.mo Sr. e no interior do texto devemos escrever V. Ex.ª ou, por extenso Vossa Excelência).
* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa
jn.acordoortografico@gmail.com