Saber argumentar é cada vez mais uma arte fundamental nos dias de hoje, mas fazê-lo por escrito exige o domínio de algumas técnicas essenciais.
Corpo do artigo
No atual programa do Ensino Secundário, os alunos devem saber produzir textos argumentativos, um prolongamento dos textos de opinião, que lhes eram exigidos no 3.º Ciclo.
Assim, os alunos têm de saber defender por escrito um raciocínio ou uma ideia de forma lógica e organizada com o objetivo de persuadir, influenciar o destinatário.
Atualmente, o discurso argumentativo assume frequentemente a forma escrita através de editoriais, artigos de opinião, ensaios, teses, manifestos e até dos textos publicitários. Na verdade, há sempre alguém que quer convencer o outro de alguma coisa.
Porém existem algumas regras que se devem ter em conta para o conseguir fazer com sucesso através da escrita.
Em primeiro lugar, é necessário ter um conhecimento claro e preciso da ideia e do assunto que se vai defender. Depois é preciso organizar os argumentos por ordem de importância, preferencialmente do menos para o mais importante. Além disso, urge apresentá-los com correção e clareza, através de marcadores discursivos, como, por exemplo, "em primeiro lugar", "seguidamente", "por fim". Poder-se-á também recorrer a articuladores com caráter argumentativo de modo a vincar a opinião que se quer defender (de facto, efetivamente, com certeza, na verdade).
Para a produção desta tipologia textual é muito importante utilizar uma linguagem objetiva, específica e concreta e organizar o texto em três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Este tipo de textos deve ser treinado de modo a aperfeiçoar a técnica argumentativa.
* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico