Teatro Constantino Nery recebe este sábado, às 22 horas, o concerto deste renovador flamenco.
Corpo do artigo
Francisco Contreras Molina, com o cognome flamenco de Niño de Elche, atua este sábado às 22 horas, no Teatro Municipal Constantino Nery, em Matosinhos.
Apesar de ser eternamente chamado de "Niño", o artista de 38 anos já tem uma sólida carreira artística - as suas colaborações musicais com Rosalia, C. Tangana ou Los Planetas deram êxitos imediatos. Além das suas colaborações com os dois prémios nacionais de dança, em Espanha, Israel Galván e mais recentemente com Rocio Molina, que também resultaram em espetáculos premiados.
Mas a solo, este renovador flamenco não se escusa a provocar os puristas do "¡ondo" com publicações e declarações instigantes.
Em 2022 Niño de Elche publicou um novo trabalho: "Flamenco. Mausoleo de celebración de amor y muerte", acompanhado por dois grandes nomes: Raûl Fernández "Refree" e Ernesto Artillo.
O concerto de hoje, em formato de recital de cante, apenas acompanhado do guitarrista Mariano Campallo, promete incidir sobretudo sobre este repertório e alguns temas anteriores.