O pianista David Ruivo Craveiro atuou esta quarta-feira, ao vivo, na redação do JN. O miniconcerto, integrado na homenagem a Helena Sá e Costa, foi transmitido em direto no Facebook.
Corpo do artigo
https://www.facebook.com/jornalnoticias/videos/362314431307277/
Num fim de semana dedicado ao piano, a Casa da Música homenageia a pianista, concertista e professora portuense Helena Sá e Costa.
Professora dos Conservatórios de Lisboa e Porto, com uma ação pedagógica de relevo, o legado de D. Helena, como era tratada pelos alunos, permanece vivo entre várias gerações de pianistas. Enquanto concertista, Helena Sá e Costa percorreu as salas de concerto da Europa, EUA, Canadá, Brasil, Angola e Moçambique.
O tributo a esta figura ímpar da música portuguesa faz-se com a tradicional maratona de teclistas e com obras de Bach e Mozart pelo pianista-maestro David Fray, ao lado da Orquestra Sinfónica.
Na maratona de teclistas deste ano estão inscritos alunos de piano, cravo e órgão, que ultrapassam já as sete centenas e meia. Têm entre cinco e 25 anos e vêm de 62 escolas de todo o país, desde a iniciação até ao Ensino Superior.
David Ruivo Craveiro, um dos pianistas que integra a maratona e que atua na redação do JN nasceu em Coimbra, a 5 de novembro de 2003, e iniciou os estudos musicais no ano 2012 no Conservatório de Seia, com o professor Hugo Passeira. No ano 2013, mudou-se para Santo Tirso, recomeçando os estudos em 2014 no Centro de Cultura Musical, com a professora Sara Vilaça, onde permaneceu até 2018.
No ano letivo 2018/ 2019, entrou para o Conservatório de Música do Porto para a classe da professora Rosgard Lingardsson, participando em alguns concursos, destacando-se com o 1.º prémio no concurso interno do conservatório de Música do Porto, 2.º premio (Ex- Aequo) no concurso jovem e o 5.º prémio e prémio especial no international Piano Competition Peter Torperczer-Kosice (Slovakia).
Ao longo destes anos, participou em vários master classes com Sofia Lourenço, Katia Veekmans, Fernando Puchol, Bin Wang, Luis Pipa, Constantin Sandu, Fausto Neves e Marian Pivka.