O Porsche 356c 1600 Cabriolet, de 1965, de Janis Joplin vai ser leiloado em dezembro. Espera-se que o veículo, decorado a pedido da cantora norte-americana, chegue aos 400 mil dólares (354 mil euros).
Corpo do artigo
O anúncio da venda foi feito esta terça-feira pela leiloeira RM Sotheby's, especializada na venda de automóveis de luxo. Segundo esta fonte, o carro foi comprado pela cantora em 1968. Mas Joplin não gostou da cor branca e pediu a um amigo que o pintasse.
Dave Richards, um fã e amigo da cantora, foi o autor da pintura que descreveu como uma representação da história do Universo. O trabalho conta com imagens de borboletas, alforrecas uma retrato de Janis Joplin e da sua banda, a Big Brother and the Holding Company.
Laura Joplin, irmã e biografa da cantora, conta que Janis conduzia o carro em S. Francisco e em Los Angeles e que os fãs já o reconheciam, costumando deixar bilhetes para a artista no pára-brisas. O carro foi restaurado em 1990 e tem estado desde 1995 em exposição no Hall of Fame em Cleveland. A família decidiu agora desfazer-se dele.
A cantora morreu a 4 de outubro de 1970, aos 27 anos, devido a uma "overdose" de heroína. Três dias antes tinha gravado a popular canção "Mercedes Benz". Na letra pedia ao "Senhor" que lhe desse um Mecedes Benz porque todos os amigos conduziam Porsches.