Iniciativa da ANJE arranca esta quarta-feira no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, antes de regressar ao Porto com escala marcada para Matosinhos.
Corpo do artigo
Num conceito internacional, fruto da participação nas principais semanas de moda mundiais, a 39.ª Edição do Portugal Fashion (PF) estende o horário em cada um dos quatro dias que marca o calendário que, esta quarta-feira, estreia na capital.
A partir das 18 horas, no Pavilhão de Portugal, projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Viera, a dupla Storytailors dá o pontapé de saída com "Alexitimia - A história de um contrabandista", seguindo-se a coleção primavera-verão 2017 de Pedro Pedro, antes de Hibu da designer Marta Gonçalves a confirmar talento no plataforma Bloom. Alexandra Moura e Alves/Gonçalves rematam a presença em Lisboa do evento nascido no Porto há 21 anos, mantendo na base a sua grande afirmação.
Distribuído por três locais, o PF domina as atenções na Invicta de quinta a sábado, começando com a mais nova geração de designers, quinta-feira - estendendo-se à manhã de sexta-feira - no Palácio dos CTT, junto à Câmara Municipal, desta vez destacando, de forma autónoma, o Bloom "de forma a dar maior visibilidade e capacidade promocional" a quem tenta vingar primeiros passos no mundo da moda, reconhece a organização.
Sexta à tarde e sábado do meio-dia em diante, a passarela estende-se aos nomes consagrados. A maioria das passagens acontece no cenário habitual da Alfândega do Porto mas, como a exceção faz parte já do certame, Katty Xiomara e Luís Buchinho vão apresentar as respetivas propostas no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
Em jeito de antevisão, João Rafael Koehler, presidente da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, a entidade responsável, garantiu que "vai ser uma grande festa da moda". "Vamos ter novamente as grandes coleções de moda nacionais, jovens muito talentosos e a qualidade da indústria de vestuário e calçado portuguesa. Tudo isto em edifícios de grande qualidade arquitetónica e história", acrescentou, resumindo os principais pontos de interesse do evento.