"É imoral pretender que uma coisa desejada se realize magicamente, simplesmente porque a desejamos. Só é moral o desejo acompanhado da severa vontade de prover os meios da sua execução".
Corpo do artigo
A frase de José Ortega y Gasset é facilmente aplicável a todos os que usaram as cuecas azuis, comeram as passas e esperaram que por artes mágicas os seus desejos de concretizassem na passagem do ano. Também na Cultura os espectadores tem um importante papel, e a resposta que podem dar aos programadores é participar nas suas atividades e falar sobre o que realmente querem ver.
O ano entrou com descontos nos Teatros nacionais e é ideal começar a programar já as atividades a que pretende assistir em 2025, também os museus nacionais têm desde 2024, dias com acessos gratuitos, uma forma de conhecer o património nacional. Não restam muitas desculpas.
Quanto a este fim de semana, onde se encerra oficialmente o período das festas no Dia de Reis, apesar de sermos um país republicano, ainda há sugestões com aroma natalício.
Horror gótico, animação e dramas nas salas de cinema nacionais
Se o frio e chuva do fim de semana o demoverem de espetáculos ao ar livre, feche-se na sala de cinema. Num ano que se antevê de remakes cinematográficos, "Nosferatu" confirma a regra, deixe-se sucumbir ao horror gótico.
Mas, estas não são as únicas sugestões, da Sétima Arte ainda com as estreias da última semana do ano, pode desfrutar de "Baby girl", o infame papel de Nicole Kidman; o regresso da dupla Robin Wright e Tom Hanks no filme "Aqui", e para os amantes da animação está em cena "Sonic 3".
Circo e uma festa de aniversário no Porto
Nos resquícios das festa tem também este fim de semana as últimas récitas do Circo no Coliseu Porto Ageas.
Também no Porto, no Teatro Rivoli pode assistir, este sábado, a partir das 15 horas, à festa de aniversário da Agenda Porto, entre vários espetáculos tem dois imperdíveis, da dupla Som do Algodão para bebés e crianças. Há também DJ set de Matilde Castro (Pyrats) e um concerto de Nunca mates o mandarim. A festa é gratuita.
Ruy de Carvalho em cena em Lamego
Os números são impressionantes: há dois anos em cena e com mais de 50 mil espectadores, a obra “Ruy, a história devida” sobe esta sexta feira ao palco, às 21.30 horas, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. Mas nesta matemática o que realmente surpreende é que o protagonista tem 97 anos e uma carreira de 82 anos, sendo o mais longevo dos atores portugueses. Ruy de Carvalho é a figura máxima do teatro em Portugal e volta a subir ao palco, de coração aberto, para contar histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira. Ao longo de cerca de uma hora, o contador de histórias relembra com amor e humor a matéria de que foram feitos estes sonhos que são seus, mas fazem parte de um partilhado imaginário português. Como não é todos os dias que existe esta oportunidade, o público é convidado a fazer perguntas ao ator, fazendo desta experiência, mais do que um espetáculo, uma verdadeira conversa intimista entre amigos.
Tradição vienense em Lisboa
A tradição vienense vive-se esta sexta feira, às 21.30 horas, no Coliseu dos Recreios. A Strauss Festival Orchestra e o Strauss Festival Ballet Ensemble apresentam ao vivo uma seleção das melhores valsas, polcas e marchas de Strauss. “Danúbio azul”, “Festa das flores”, “Klipp klapp”, ou “Champagne” serão alguns dos mais famosos.
Coro Gulbenkian em São João da Madeira
Trinta anos depois da composição original, Samuel Barber adaptou a peça para a versão coral “Agnus Dei” que será esta sexta feira, às 21.30 horas, no concerto de Ano Novo pelo Coro Gulbenkian. A Casa da Criatividade, em São João da Madeira, será palco para a intensidade emocional da obra oficial dos momentos de luto nos EUA.