Chegou este domingo à antena da TVI a nova aposta do canal na vertente dos "reality shows". Apresentada por Teresa Guilherme, a primeira gala de "Biggest Deal" não foi além dos 700 mil espectadores.
Corpo do artigo
É o mais baixo resultado de sempre de uma estreia a um domingo de um "reality show" da estação de Queluz de Baixo. Em uma hora e meia de emissão, o mais recente programa da TVI liderou apenas durante 50 minutos, entre as 22.20 horas e as 23.10 horas. Nos outros segmentos de horário, a liderança repartiu-se pela RTP1 e SIC.
8807390
"Biggest Deal", que fecha numa casa 16 figuras públicas, entre elas Isabel Figueira, Eduardo Beauté e Alexandre Santos, para gerirem quatro negócios, foi visto, em média, por 701 mil e cem espectadores, um resultado equivalente a 7,2% de audiência média e 17,1% de quota de mercado. Isto é, em cem pessoas que assistiam televisão àquela hora, 17 estavam sintonizados no formato que marca o regresso de Teresa Guilherme ao pequeno ecrã.
No geral, a primeira emissão de "Biggest Deal" ficou bem longe do pódio dos programas mais vistos do dia, ao contrário do que, por norma, acontece nas estreias, aos domingos, das grandes apostas do entretenimento da TVI. Foi o quinto programa mais visto do dia, o terceiro da TVI.
As razões para este resultado podem ser várias, entre as quais o facto de ter sido uma noite de futebol e de emissões informativas alargadas sobre as eleições autárquicas. Mas esta não é, todavia, a primeira vez que a estação dirigida por Bruno Santos opta por estrear um formato nestas circunstâncias.
Há quatro anos, por exemplo, Teresa Guilherme abria as portas da "casa mais vigiada do país" para a quarta edição da "Casa dos Segredos", exatamente no dia em que os portugueses se dirigiram às urnas para decidir o futuro das suas autarquias.
Em 2013, e a começar à mesma hora do que neste domingo (cerca das 22 horas), o resultado foi bem diferente. Não só foi o programa mais visto desse dia, como ultrapassou a barreira dos 1,7 milhões de espectadores (1,743 milhões, mais concretamente).
Já no ano passado, o arranque da sexta edição de "Casa dos Segredos", o anterior formato idêntico emitido a um domingo por Queluz de Baixo ("Love on Top" ocupou as noites de sábado), registou uma média de 1 milhão e 208 mil espectadores.
TVI perde com "Biggest Deal" mas ganha com noite eleitoral
Se os resultados obtidos pela gala de estreia de "Biggest Deal" não são satisfatórios, a compará-los com as audiências obtidas em formatos do mesmo género nos últimos anos, o mesmo não aconteceu com a aposta informativa da estação para acompanhar, minuto a minuto, os resultados das eleições autárquicas.
A emissão da TVI foi a preferida dos portugueses, tendo sido acompanhada, em média, por 941,3 mil pessoas. Foi o programa mais visto do dia. Em segundo lugar, surge o bloco informativo da SIC, visto por 814,7 mil espectadores. Com quase cinco horas de emissão, a RTP1 foi a terceira intenção do público. Fechou com uma audiência média de 625,2 mil espectadores.
A TVI foi o canal mais visto deste domingo, com 17% de share, seguida da SIC, que registou 15,3%, da RTP1, que alcançou 11,9%, e da RTP2, que se ficou por 1,3%.
Os dados aqui apresentados são da responsabilidade da GfK, a entidade que estuda o consumo de televisão em Portugal.