Festival assinala os 20 anos da chegada a Portugal com novidades, a começar pela mudança de local. O cantor britânico, de regresso ao Rock in Rio Lisboa 10 anos depois, é a primeira grande confirmação.
Corpo do artigo
Em 2024, uma edição que a promotora do Rock in Rio define como “histórica” – afinal, assinalam-se 20 anos da chegada do evento a Portugal – Ed Sheeran volta ao Rock in Rio Lisboa. Volta ao Rock in Rio mas não ao Parque da Bela Vista, já que o evento mudou de local e vai acontecer no Parque Tejo, local da Jornada Mundial da Juventude.
“São 20 anos que precisamos de celebrar, 20 anos com muitas memórias”, frisou Roberta Medina em conferência de Imprensa esta quinta-feira, antes da apresentação do novo espaço para a Cidade do Rock e do “primeiro grande nome”.
O evento acontece então no Parque Tejo, que acolherá em 2024 cinco palcos, nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024. Ed Sheeran atua no segundo dia, 16 de junho, um domingo, e apresenta o novo disco “Autumn Variations”, lançado em 29 de setembro deste ano. Um álbum sobre “a amizade, amor, perda e desgosto”, como foi definido.
Além da passagem pelo Rock in Rio, o autor de “Shape of You” atuou pela última vez em Portugal no verão de 2019, quando esgotou duas datas no Estádio da Luz de Lisboa, apresentando-se para 60 mil pessoas em cada uma delas.
Segundo a organização, a nova localização manterá a capacidade do anterior recinto, no Parque da Bela Vista, para 80 mil pessoas. A área da clareira do Palco Mundo terá aproximadamente as mesmas dimensões da clareira do Palco Mundo do Parque da Bela Vista, mas serão utilizados 30 mil m2 a mais para “dar conforto para o público passear entre atrações” e para “trazer novas atrações”.
Sabe-se também já que o Palco Mundo vai ficar junto ao Rio e contar com um espetáculo audiovisual comemorativo dos 20 anos, a acontecer diariamente. Outra novidade para esta edição é que a Cidade do Rock contará com um novo palco, com vista a reforçar a oferta musical.