Música na Paisagem, Bragança Classic Fest, Bô Jazz- Vicente de Sousa Fest e a antestreia do novo filme de João Botelho "As meninas exemplares", com uma exposição de desenhos da pintora Paula Rego: a rentrée do Teatro Municipal de Bragança está cheia de acontecimentos.
Corpo do artigo
Até ao final de dezembro o Teatro Municipal de Bragança (TMB) vai apresentar 38 espetáculos, com 41 sessões, numa programação "muito eclética, de qualidade, com teatro, música e dança", explicou João Cunha, o diretor, durante a apresentação da agenda para o quadrimestre.
Um dos destaques vai para o cinema, arte que não é habitual no TMB, com a exibição do filme "As meninas exemplares", de João Botelho, acompanhado de uma exposição de desenhos da autoria da pintora Paula Rego que ficará patente no foyer do TMB.
Botelho "faz questão de vir a Bragança", nos dias 7 e 8 de novembro, revelou João Cunha, para fazer uma visita guiada à exposição e participar numa sessão paras as escolas e outra para o público geral, com comentários do cineasta de 76 anos. "Foi o próprio João Botelho que nos contactou para vir cá". "As meninas exemplares" será estreado uma semana antes no Batalha Centro de Cinema, no Porto, e depois fará o circuito de salas do país.
Outra novidade da rentrée de Bragança é o Bô Jazz- Vicente de Sousa Fest, entre 18 e 22 de novembro, que homenageia o músico de Santa Maria da Feira, que foi uma figura marcante da cultura brigantina. O festival contará com a presença do neto de Vicente de Sousa, que irá divulgar os discos do avô antes dos concertos. "É uma semana inteira, com cinco espetáculos, culminando com a orquestra do Hot Clube", referiu o diretor João Cunha.
Temporada já arranca esta quarta-feira
A nova temporada do TMB começa já esta quarta-feira com o espetáculo de pop eletrónica do trio Neon Soho, às 21 horas, com bilhetes a seis euros.
Ao longo dos vários meses, o palco não se vai limitar ao TMB: "Vamos para o exterior, para democratizar a oferta cultural do concelho e do distrito". Já este fim de semana, a sétima edição do Música na Paisagem levará concertos às aldeias de Montesinho e a Cova de Lua. Além disso, estão agendadas digressões nacionais com os GNR e o Pedro Abrunhosa. Os Odores de Maria, uma mítica banda de Bragança dos anos 1990, agora renovada, vai apresentar-se em novembro.
A quinta edição do Bragança Classic Fest, de 27 de setembro a 11 de outubro, é um dos momentos altos da programação de música erudita. "Mantém a descentralização em vários espaços. Terá quatro concertos gratuitos", descreveu João Cunha.
O serviço educativo promove cinco espetáculos para crianças e jovens, com ensaios comentados por maestros e músicos internacionais. Haverá oficinas de formação, por exemplo, em escrita criativa.
Até ao final do ano, estão previstas três coproduções do TMB, nomeadamente "Morrer em casa sozinho", "Os meus super-heróis", com Elmano Sanches. E a 20 de dezembro, sobem ao palco Maria Rueff e Joaquim Monchique com a comédia "Lar doce lar".
400 mil euros para a programação
O diretor João Cunha revela ainda ter como meta aumentar o público, ainda que admita as dificuldades em ultrapassar os números de 2024, ano em que se comemoraram os 20 anos do TMB.
Nos primeiros sete meses de 2025, foram apresentados 64 espetáculos, com 86 sessões, e 13.100 espetadores. A taxa de ocupação da sala foi de 88,6%. "Mantemos os níveis de excelência do ano anterior. Estamos no bom caminho", referiu o diretor.
O Teatro Municipal de Bragança conta com um orçamento de cerca de 400 mil euros para a programação.