A Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão (IATAS) anunciou os nomeados aos International Emmy Awards 2017. Entre eles, estão seis da estação de televisão brasileira, em cinco categorias distintas.
Corpo do artigo
São seis os prémios que o canal brasileiro pode arrecadar já no próximo dia 20 de novembro. A lista de quatro finalistas de Melhor Novela tem dois títulos da TV Globo: as tramas "Totalmente Demais" e "Velho Chico". As duas novelas concorrem contra produções do Canadá ("30 Vies - Isabelle Cousineau") e da Turquia ("Kara Sevda").
Adriana Esteves concorre ao prémio de Melhor Atriz, pela personagem Fátima, na minissérie "Justiça". Esta é a segunda indicação da atriz a um Emmy (a primeira foi em 2011, pela sua interpretação de Dalva de Oliveira, em "Dalva e Herivelto"). Este ano, as concorrentes são Anna Friel (Reino Unido), Sonja Gerhardt (Alemanha) e Thuso Mbedu (África do Sul).
A mesma minissérie, da autoria de Manuela Dias e com direção artística de José Luiz Villamarim, disputa o troféu de Melhor Série Dramática. "Justiça" apresenta quatro histórias através dos crimes que as interligam, ocorridos na mesma noite, no Recife. A produção concorre ao prémio contra uma minissérie norueguesa ("Mammon II"), uma japonesa ("Moribito: Guardian of the Spirit") e uma australiana ("Wanted").
"Tá no Ar", que satiriza a programação da televisão brasileira, concorre ao Emmy de Melhor Comédia. Já "Alemão" está indicado na categoria de Melhor Filme/Minissérie para TV e conta a história de cinco agentes da polícia encurralados na comunidade do Alemão, no Rio de Janeiro, prestes a ser invadida pelas forças de segurança. Com quatro episódios, a série é um desdobramento da longa-metragem "Alemão", com direção de José Eduardo Belmonte.
No total, a TV Globo já acumula 16 Emmy, incluindo o primeiro Directorate Award, recebido por Roberto Marinho, fundador da estação, em 1976. O segundo foi conquistado em 1981, com o musical "A Arca de Noé".
Os vencedores serão conhecidos no dia 20 de novembro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Todas estas produções foram transmitidas em Portugal pelos canais Globo e pela Globo Premium.