Sábado é o Dia Mundial da Ópera e o Mercado do Bolhão, no Porto é cenário para "Nabucco", de Verdi, onde o público se poderá juntar ao coro. A iniciativa é do novo Festival Internacional de Artes e Ópera do Porto, a realizar-se entre 13 e 16 de novembro.
Corpo do artigo
No próximo sábado, na efeméride do Dia Mundial da Ópera, o típico Mercado do Bolhão convida o público a juntar-se, a partir das 14 horas, e participar no coro "Va pensiero". O espetáculo da célebre peça de Verdi serve de ponto de partida à primeira edição do FIATO - Festival Internacional de Artes e Ópera do Porto. O novo certame tem como mote aproximar as pessoas do género operático.
Teresa Nunes, diretora artística do FIATO, e do Quarteto Contratempus, promotor do festival, faz uma reinvindicação: "O Porto precisa de um festival de ópera". E aproveita para fazer uma contextualização histórica: "Desde o século XIX que a estreia nacional de ópera se fazia no Teatro Real São João, no Porto, porque o São Carlos preferia os artistas estrangeiros. Depois do incêndio de 1908, não voltou a ter ópera e passou até por ser um cineteatro. A partir daí, a produção mudou-se para o Coliseu do Porto e o Círculo Portuense de Ópera teve muito repertório, mas em 2008 perdeu apoio estatal importante", contextualiza.