
Imagem do primeiro volume de "As Navegantes da Lua"
Foto: Direitos reservados
Fenómeno de sucesso mundial nos anos 90 do século passado, as "Navegantes da Lua" estão de volta a Portugal e em formato livro. Ao todo, serão publicados 12 volumes e o primeiro aterrou em território nacional a 20 de outubro. Os restantes vão chegando ao ritmo de três livros por ano.
Imaginário de milhares de meninas e raparigas, a manga "Navegantes da Lua" já começou a chegar a Portugal. A banda desenhada produzida no Japão e que fez vibrar milhares de meninas e raparigas nos anos 90 do século passado vai ser disponibilizada em 12 volumes, e o primeiro foi editado a 20 de outubro. Os restantes 11 vão ser publicados a uma periodicidade de três por ano.
A história inicial de uma adolescente de 14 anos, Tsukino Usagi, que descobre poderes incríveis na luta contra as forças do mal e que conhece depois as suas companheiras, foi originalmente publicada entre 1991 e 1997 numa revista, sendo escrita pela desenhadora e argumentista Naoko Takeuchi. Rapidamente a história alcançou notoriedade mundial, e Portugal não ficou, obviamente, de fora. Agora, a saga em BD está a ser disponibilizada pela editora Distrito Manga, do grupo Penguin Random House.
"Associada a uma ideia de empoderamento das mulheres e pioneira na representação de personagens queer, Sailor Moon (título na versão original) tornou-se num dos maiores fenómenos de popularidade da BD japonesa, desdobrando-se em vários conteúdos de entretenimento, como séries de animação, exibidas na televisão portuguesa desde os anos 1990, filmes atualmente em streaming, e muitas linhas narrativas de fantasia e ação protagonizadas por jovens guerreiras", recorda a editora em comunicado enviado às redações.

