O que ingerimos tem impacto direto na saúde oral, isto sem contar com a correta higienização da boca. Dentista explica o que o café, o matcha e a água com limão em jejum fazem aos seus dentes e deixa recomendações para cada um deles mediante a ingestão destas bebidas
Corpo do artigo
Se consome café, sabia que deve esperar 30 minutos para escovar os dentes depois de beber? Se preferir, antes, ingerir matcha, o que deve fazer? E aquela água com limão em jejum que passou a beber, tendo em conta os elogios frequentes que este tipo de hábito tem merecido nas redes sociais nos últimos anos, que rasto deixa na sua boca?
O dentista Nuno Cintra explica à Delas.pt quais os efeitos e os cuidados a ter para com cada bebida que, geralmente, faz parte dos menus de pequeno-almoço de grande parte dos portugueses. O diretor clínico do grupo oralMED lembra que se trata de bebidas ácidas, algumas com capacidade de coloração, e que, por isso, devem merecer cuidados especiais. "Seja o tradicional café, o matcha ou a água com limão, a paixão por estas bebidas não precisa de comprometer a saúde do nosso sorriso. É fundamental que o consumo seja acompanhado de uma consciência sobre os efeitos e práticas de higiene oral adequadas. Só assim poderemos desfrutar, sem comprometer a saúde oral e a beleza do nosso sorriso", afirma o especialista.
Veja abaixo as recomendações deixadas pelo médico para cada uma das bebidas citadas:
Café: "Sendo uma bebida com um pH ácido, o seu consumo frequente provoca, a longo prazo, desmineralização dentária", alerta, explicando que "o esmalte dos dentes torna-se mais poroso e, consequentemente, mais suscetível ao aparecimento de manchas, alterando a cor original dos dentes para uma tonalidade mais escurecida". Entre as recomendações, o dentista sublinha que "escovar os dentes imediatamente após o consumo pode ser contraproducente". Assim sendo, sugere "aguardar pelo menos 30 minutos antes de proceder à escovagem".
Água com limão em jejum: Tem sido uma das bebidas-estrela dos últimos anos, a integrar listas de recomendações ou mezinhas para ajudar a controlar o peso. Independentemente desta promoção, esta solução que traz "benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e metabólicos", como afirma o dentista, pode levar, pelo seu consumo frequente e habitual, "à desmineralização do esmalte dos dentes, devido à elevada acidez". Nuno Cintra alerta para o facto de "os dentes ficarem mais suscetíveis a possíveis lesões de erosão".
Matcha: Também uma bebida da moda, esta "apresenta uma alta concentração de polifenóis e taninos, tal como o chá verde e o café, o que também pode levar à pigmentação dos dentes e à alteração da coloração dentária", avisa o dentista.