Vai higienizar os dentes ou medir o seu nível de cortisol? Não precisa de tomar uma decisão, basta efetivamente cuidar da dentição que o fio dentário trar-lhe-á o resto das respostas. Tecnologia inteligente quer deixar todos de boca aberta.
Corpo do artigo
Cientistas da Universidade privada de Tufts, nos Estados Unidos da América, conceberam um fio dental que está habilitado, por via dos sensores que lhe estão incorporados, a detetar e medir as hormonas de stress (conhecido como cortisol) presentes na saliva. A equipa garante mesmo que os resultados deste contacto com a boca pode ter uma elevada precisão laboratorial. Aliás, o estudo indica mesmo uma correlação de 99% entre os resultados desta tecnologia dentária e os testes convencionais.
Esta tecnologia, que ainda não está disponível para o mercado, deverá permitir acelerar processos de diagnóstico de stress - atualmente ainda sujeitos a questionários ou avaliações psiquiátricas- e entregar resultados em tempo real. Viabilizará também medições não invasivas de testes que carecem ainda hoje de agulha e seringa, como a medição do cortisol. Por fim, pode ter acesso a diagnóstico e monitorização sempre que necessário e sem sair de casa.
Este fio dental inteligente, que garante ser seguro para a boca, integra a fita dentária que recolhe a saliva, canais que transportam a amostra, uma área de deteção para a presença de cortisol e uma zona de recolha de resíduos.
Segundo a equipa, cujo resultado do estudo pode ser lido no original aqui, o dispositivo permite a deteção de cortisol na medida de 0,10 a 10.000 picogramas por mililitro, um intervalo amplo que vai desde o estado considerado calmos até ao alto stress. Nesta fase do desenvolvimento da tecnologia e do produto, a equipa refere que o dispositivo requer um pequeno leitor portátil para analisar os dados e tornar os resultados mais simplificados e intuitivos para o utilizador.