Mergulhar na praia ou na piscina requer cuidados especiais que se estendem ao cabelo. Contudo, estes procedimentos não são necessariamente os mesmos, e dois médicos explicam quais e porquê
Corpo do artigo
Se vai à praia ou à piscina, é recomendável que lave sempre o cabelo depois. E se não subsistem dúvidas em relação a esta necessidade, a verdade é que não é exatamente a mesma regra que se aplica a quem mergulhou na água com sal ou na água com cloro.
“Embora ambos causem ressecamento e enfraquecimento, há diferenças importantes”, alertam Carlos Portinha e Bernardo Valente. Os médicos do grupo Insparya detalham depois o que deve ser feito em cada caso.
“O cloro remove óleos naturais, ressecados, pode causar descoloração, aumenta a porosidade, provoca prurido no couro cabeludo”, referem os especialistas. Já o sal, comparam, “desidrata, deixa os fios do cabelo ásperos, pode causar desbotamento da cor, aumentar a porosidade, além de poder irritar o couro cabeludo”.
Por isso, entre os cuidados específicos,Carlos Portinha e Bernardo Valente sugerem que, no caso da piscina, os cabelos devem “ser lavados imediatamente após a saída da piscina” e devem ser usados “champôs suaves e que hidratam profundamente”. No caso do sal, “devemos lavar imediatamente após a saída da praia, usar champôs suaves, hidratar e evitar a exposição prolongada à água salgada”, recomendam. E acrescentam: “Dado que a água do mar também é rica em nutrientes, uma boa solução pode ser passar por um banho de água doce, sempre que for ao mar, e fazer uma lavagem cuidadosa no final da jornada na praia”.
O que fazer e quais os rituais capilares
Antes de mergulhar, os médicos recomendam que se molhe “o cabelo com água doce para reduzir a absorção de cloro ou sal, que se “aplique creme hidratante ou óleo leve para criar uma barreira protetora”, que se use “touca de natação para minimizar o contato com a água” e “protetor solar capilar para proteger a couro cabeludo exposta ao sol”.
Depois do dia de praia ou piscina, já ao fim do dia, devemos “enxaguar imediatamente com água doce para remover resíduos de cloro ou sal”, “lavar com champô suave e hidratante” e “usar condicionador ou máscara hidratante após a lavagem para restaurar a hidratação e a barreira lipídicas dos fios do cabelo”. Por fim, os médicos recomendam que se aplique “óleo reparador para proteção adicional”.