Europeu feminino de futebol sub-19 vem para Portugal depois de desistência para o Euro feminino 2029

Seleção nacional de futebol feminino
ESTELA SILVA/LUSA
O europeu feminino de futebol de sub-19 vai acontecer em Portugal, em 2028. Uma decisão que chega duas semanas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter revelado que ia deixar cair a candidatura para receber o Europeu feminino de 2029 para dar "foco total ao Mundial masculino de 2030". Organismo presidido por Pedro Proença diz que decisão foi em "sintonia com a UEFA".
Portugal vai organizar pela primeira vez o Europeu feminino de futebol de sub-19, em 2028, revelou esta quarta-feira, 3 de dezembro, a UEFA, após a reunião do Comité Executivo do organismo, em Nyon, na Suíça, que nomeou os anfitriões de várias provas.
O anúncio chega cerca de duas semanas depois de a Federação Portuguesa da modalidade (FPF) ter revelado que retirou a candidatura à organização do Campeonato da Europa feminino de 2029, que acabou por ser entregue à Alemanha, para dar "foco total" na organização do Mundial masculino de 2030. "Em total sintonia com a UEFA e garantindo foco total na organização do Mundial2030, a direção validou a decisão de retirar a candidatura à organização do Campeonato da Europa feminino de 2029", lia-se no comunicado emitido pelo organismo liderado por Pedro Proença.
"A atribuição deste Campeonato da Europa [sub-19] a Portugal é motivo de enorme orgulho e uma grande responsabilidade. É uma oportunidade valiosa para contribuir para o desenvolvimento do futebol feminino de formação e para a concretização dos nossos objetivos como federação e país", afirmou o dirigente do organismo, em declarações citadas pela FPF. "A organização do Campeonato da Europa feminino de sub-19 enquadra-se na primeira fase deste plano, simbolizando o investimento nas jovens jogadoras, nos clubes e nos treinadores, para garantir a criação de uma base sólida e competitiva", afirmou o organismo.
Portugal acolherá a 25.ª edição daquele torneio continental de seleções jovens, que está destinado desde 2002 a atletas com menos de 19 anos e disputa-se numa periodicidade anual, sendo que os dois próximos eventos já estavam atribuídos à Bósnia-Herzegovina, em 2026, e à Hungria, em 2027, tendo a Itália sido indicada agora como sede para 2029.
Já República Checa, Bulgária e Países Baixos serão os organizadores dos Europeus de sub-19 em 2027, 2028 e 2029, respetivamente.

