A partir de 1 de setembro da venda de produtos cosméticos que contenham a substância tóxica TPO vai ser proibida. As unhas de gel têm pouco mais de um mês para mudarem
Corpo do artigo
A substância Trimethylbenzoyl Diphenylphosphine Oxide (TPO) usada nas unhas de gel e que permite acelerar o endurecimento rápido das unhas sob luz UV está a ser proibido. O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento - emitiu alerta lembrando que aquele ingrediente inserido em produtos como vernizes gel está classificado como potencialmente cancerígeno, mutagénico e tóxico, acarretando riscos para quem recorre a soluções que contenham aquela substância.
De acordo com o Infarmed, o TPO foi incluído na lista europeia de compostos proibidos em cosméticos pela legislação europeia, apontando 1 de setembro como o fim da sua comercialização.
A autoridade determina ainda que “as entidades que comercializam produtos cosméticos que contenham o referido ingrediente devem encetar e implementar todas as medidas consideradas necessárias a garantir que esses produtos não sejam colocados ou disponibilizados no mercado, ou ao utilizador final, a partir da data de proibição acima indicada”, lê-se na mesma nota.