
Princesa de Gales convoca atenções para a fragilidade da saúde mental em grávidas e recém-mães
Foto: Paul Ellis/AFP
A princesa de Gales escreveu carta em torno da saúde mental durante a gravidez, parto e maternidade, convocando atenções para o silêncio e traumas que existem nestas fases da vida. Iniciativa de Kate Middleton integrou exposição fotográfica dedica ao tema.
Corpo do artigo
Importa aumentar a consciencialização em torno de "realidades invisíveis da saúde mental durante a gravidez e depois dela". A frase é da princesa de Gales e é proferida a propósito de uma exposição fotográfica que mostra momentos vividos por uma dezena de mulheres que se encontram naquelas fases.
"Mulheres extraordinárias" que, desde que se tornaram mães, tiveram a força de partilhar as suas experiências, escreveu Kate Middleton. "A coragem de falar abertamente sobre as suas experiências, sejam elas marcadas por trauma, alegria ou resiliência, demonstra a grande vulnerabilidade e força da condição humana", vincou, lembrando que "ninguém deveria ter que navegar sozinho na jornada perinatal".
A iniciativa inscreve-se na intenção de convocar atenções para a saúde mental e está a ser organizada pela Maternal Mental Health Alliance (MMHA), entidade de solidariedade da qual Kate Middleton é patrona. "A exposição é uma prova da missão central do MMHA: garantir que todas as famílias no Reino Unido recebam os cuidados de saúde mental e o apoio de que necessitam, antes, durante e depois da gravidez", detalhou a princesa de Gales, que é mãe de George, com 12 anos, Charlotte, com 10, e Louis Arthur, de 7.

