Oprah Winfrey abre estrada privada para facilitar evacuação após alerta de tsunami
A apresentadora e empresária norte-americana Oprah Winfrey abriu as portas da sua propriedade privada no Maui, Havai, para poder acudir às pessoas que têm de fugir de tsunami após um dos maiores terramotos conhecidos e que teve origem em Kamchatka, na Rússia
Corpo do artigo
O sismo de magnitude 8,8, um dos maiores conhecidos, que abalou o leste da Península de Kamchatka, na Rússia, e que aconteceu esta madrugada de quarta-feira, 30 de julho, está a gerar alertas de ondas de tsunami em todo a região do Pacífico, com as primeiras massas de água a chegarem ao Havaí e a Costa Oeste dos Estados Unidos da América esta manhã.
Nesse sentido, a apresentadora e multimilionária Oprah Winfrey ordenou a abertura da estrada privada da sua propriedade para poder acolher cidadãos que estejam em fuga após alertas de tsunami. "A estrada permanecerá aberta enquanto for necessário", afirmou o porta-vos de Winfrey em declarações à estação norte-americana CNN.
Uma onda massiva de mais de um metro e meio de altura foi já reportada em Kahului, na zona centro norte da ilha de Maui. "As autoridades locais estão atualmente no local a ajudar os residentes, permitindo a passagem de 50 carros de cada vez para garantir a segurança de todos", detalhou o representante de Oprah.
Importa vincar que o terramoto registado na península russa de Kamchatka, com uma magnitude de 8,8, é o oitavo sismo de maior magnitude já registado no mundo, segundo organismos científicos internacionais citados pela agência Lusa.