Um anúncio de moda e uma atriz de Hollywood estão a causar polémica e serem alvos de críticas. O que pretendia ser uma campanha publicitária está a ser apontada como racista e apologista da supremacia ariana
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A frase "Sydney Sweeney tem ótimos jeans", cujo som em inglês se presta à confusão com a palavra "genes", foi encarada por muitos como um trocadilho engenhoso, mas há quem tenha visto o outro lado e aponte a campanha da marca American Eagle, publicada há seis dias, e a atriz de produções como Euphoria de "nazi" e mesmo "surdez".
As vozes críticas acusam o anúncio de vender propaganda "nazi", salientando que o jogo de palavras que faz o trocadilho entre "grandes jeans" e "grandes genes" tem conotações racistas e encaminha para as correntes teóricas da supremacia branca. Um fator que, no entender dos detratores, se agrava pelo facto de a atriz de 27 anos ser loura e ter cabelos brancos, fazendo ressoar a memória da teoria eugénica ariana.
Três dias depois do lançamento e já com a controvérsia instalada nos Estados Unidos da América, a marca voltou a fazer publicações no Instagram, uma delas afirmava: "Obrigado, mãe" todos dizemos em uníssono", deixando subentendido, neste caso, os "genes" e nãos os "jeans".
A polémica tem vindo a escalar um pouco por toda a parte, mas nem a atriz, nem a marca se pronunciaram até ao momento sobre as acusações de que estão a ser alvo. Contudo, o silêncio dos intervenientes está a fazer-se acompanhar de pedidos cada vez mais audíveis para remover a publicidade.