A imagem de María Santíssima de la Esperanza Macarena, adorada na Basílica de Macarena, em Sevilha, Espanha, foi sujeita a restauro, mas o resultado chocou os fiéis. Pestanas XL e efeito 'glow' a fazerem lembrar os filtros das redes sociais estão a gerar polémica e a lançar debate online
Corpo do artigo
A virgem de Macarena, em Sevilha, foi sujeita a restauro e, após cerca de uma semana de trabalhos, regressou no sábado de manhã, 21 de junho, com pestanas mais longas e fortes e brilhos faciais considerados inesperados.
Mudanças que os fiéis que causaram choque, levantaram indignações nas redes sociais e que levaram, de imediato, os responsáveis da Irmandade de Macarena a pedirem retoques de correção para amenizar os efeitos do restauro feitos por um prestigiado ateliê espanhol e que estão a ser considerados, nas redes sociais, exageradamente glow e próximos de uma cirurgia estética ou imagem com filtros das redes sociais.
Para os fiéis, as alterações na imagem exposta na Basílica sevilhana “mudam completamente o visual” da Virgem de Macarena. Há até relatos, segundo a agência noticiosa espanhola Efe que citou fontes próximas à Irmandade de Macarena, de tensão, protestos e lágrimas de fiéis chocados com o trabalho.
A Basília terá sido encerrada ainda nesse mesmo sábadoà tarde para fazer alguns “retoques rápidos” à imagem, como relata o Diário de Sevilha, tendo sido reaberta depois.
Esta terça-feira, 24 de junho, a Irmandade pediu “desculpa a todos os irmãos e devotos pelo dano moral que pode ter provocado na sequência das decisões tomadas para a intervenção de conservação e manutenção realizada na imagem de Maria Santíssima Esperança de Macarena”.
“A Irmandade compreende e partilha os sinais de preocupação dos irmãos e devotos, razão pela qual tem agido com a maior diligência possível e, guiada por critérios técnicos, para reparar esta alteração estética não desejada”, lê-se na mesma nota.
Sobre as pestanas em concreto, os responsáveis detalham que as mesmas, “confeccionadas com o molde de restauração de 1978”, foram a “última operação realizada” na imagem. O objetivo era “não as afectar (as pestanas) pela pulverização de protecção superficial que é aplicada à policromia”, pelo que foram colocadas momentos antes de vestir a imagem, assumindo que “é possível que se tenham movido, fechando parte dos olhos porque o adesivo não estava completamente seco”. Segundo a irmandade e citando parecer técnico do atliê de restauro do Professor Arquillo, “este indicou que se tratou de um efeito temporário decorrente da referida mudança”.
Um “incidente” - como lhe chamam os responsáveis – que acabou por acontecer na sequência da vontade de “preservar o maior património que os Macarenos possuem, as suas imagens sagradas titulares, e especialmente a Santíssima Virgem da Esperança”.