
Ações de sensibilização sobre violência doméstica e no namoro, desenvolvidas por polícias afetos ao programa Escola Segura, decorrem até 23 de fevereiro
Arquivo
A força policial revela ter registado 1 663 denúncias de violência no namoro, durante o ano passado, registando um aumento de 15% face a 2024, o que significa mais de 4,5 denúncias por dia. Durante nova campanha de sensibilização, na semana passada, a PSP diz ter envolvido mais de 14 mil alunos na operação nacional de sensibilização a propósito do Dia dos Namorados.
Os dados ainda não estão totalmente fechados, mas as PSP adianta esta quarta-feira, 18 de fevereiro, que recebeu "1 663 denúncias de violência no namoro (relações em curso)" durante o ano passado, lê-se no comunicado enviado às redações. Os dados, que perfazem quase cinco queixas por dia apresentados a esta autoridade policial, surgem a propósito da campanha de sensibilização junto das escolas e a propósito do dia dos Namorados, assinalado no sábado, 14 de fevereiro. Valores que, comprados com 2024, traduzem um aumento de 15%
N0 âmbito desta ação, indica a mesma nota, "foram realizadas 398 ações de sensibilização em 223 estabelecimentos de ensino, envolvendo 359 polícias e 14 079 participantes de toda a comunidade escolar". "Foram ainda efetuados 705 contactos individuais de prevenção criminal", acrescenta. A operação intitulada "No Namoro Não Há Guerra", decorreu entre 9 e 13 de fevereiro em todo o território nacional e foi levada a cabo pelas Equipas do Programa Escola Segura (EPES) do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade. "Esta operação teve como principal objetivo reforçar o compromisso da prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência no namoro, promovendo ações de sensibilização direcionadas para os jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário", refere o comunicado.
A PSP reitera que "desde 2019, no âmbito do Programa Escola Segura, a temática da violência no namoro tem estado sempre muito presente na atividade policial, tendo sido concretizadas mais de sete mil ações de sensibilização específicas, envolvendo mais de 166 mil alunos a nível nacional nos mais de 3 100 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativos, em todo o território nacional"

