Sim, é mais difícil manter do que perder peso! Nutricionista explica e dá dicas para as festas

Estratégias para manter o peso durante o Natal e Ano Novo
Foto: Freepik
Se perder peso é, por si, uma tarefa difícil, o que fazer para o manter depois de se conseguir cumprir o primeiro objetivo? Nutricionista deixa explicações, propostas e dicas para tentar não voltar atrás em tempo de festas e doces.
Não é uma perceção, é realidade. A nutricionista Joana Martins revela mesmo que manter o peso é mais difícil do que perder. Isto porque "o corpo reage à restrição calórica ativando mecanismos de defesa que favorecem o ganho de peso, digamos que o corpo tem memória e quer voltar para o peso que tinha, pois se sente mais confortável com "reservas", explica a especialista à Delas.pt. Joana Martins especifica que, "durante a perda de peso, o metabolismo abranda, o que reduz o gasto energético diário". "Ao mesmo tempo, ocorre um desequilíbrio nas hormonas da fome e da saciedade, a grelina aumenta e a leptina diminui, levando a um apetite maior do que antes da dieta", acrescenta.
Manter o peso pode, então, parecer tarefa difícil, mas não é impossível. Uma das estratégias para conseguir êxito a longo prazo passa por somar "alimentação rica em proteína e ao treino de força, o que ajuda a preservar a massa muscular e a manter o metabolismo ativo". Joana Martins recomenda ainda "refeições estruturadas, maior presença de fibras e hidratos complexos, e um ambiente alimentar favorável também facilitam escolhas mais estáveis". Ou seja, se a dieta for feita com gosto nos novos hábitos alimentares mais saudáveis, tal vai ajudar. Deve-se ainda fazer "uma monitorização leve, sono adequado e boa gestão de stress", situações que contribuem para regular o apetite e prevenir excessos.
E as festas? Com o Natal e Ano Novo à porta fica difícil resistir às iguarias da mesa, aos doces e outras tentações, o que pode dificultar o plano de manutenção de peso. Joana Martins pede para "manter equilíbrio, não a restrição" e o planeamento pode ser uma solução. "O ideal é planear os momentos em que se quer realmente aproveitar as iguarias e, nos restantes dias, manter a rotina alimentar habitual".
Nutricionista Joana Martins Foto: Instagram/@jona.martins.nutricao
"Costumo dizer que o Natal pode ser festejado e bem, desde que não seja durante toda a semana a comer doces. O problema é que gostamos de manter aquela mesa montada entre o Natal e a passagem de ano e exageramos nas compras", diz a nutricionista. Joana Martins sugere que, "durante as festas, se escolha os pratos preferidos, coma devagar e inclua proteína e legumes, o que ajuda a moderar o apetite". Fora dos eventos, deve-se "manter hidratação, alguma atividade física e sono adequado". A especialista lembra ainda a importância de "não comprar comida em demasia, pois acabamos de ter de guardá-la e ter de a comer mais tarde para não se estragar".

