Um soutien que segure bem o peito e que o impeça de ressaltar é uma das prioridades das mulheres quando praticam exercício físico com regularidade. Contudo, estudo europeu vem por esta matéria numa perspetiva nova e fala mesmo nos efeitos que podem estar a ser prejudiciais à coluna
Corpo do artigo
Ter um soutien à prova de todos os ressaltos da mama e para quando se pratica exercício físico parece ser sempre a melhor decisão a tomar. Não só a sabedoria popular encaminha nesse sentido como as marcas desportivas têm vindo a apostar e a investir em produtos que cumpram, sem quaisquer margens de erro, as garantias de que o peito fica bem amarrado quando se corre ou salta.
Contudo, um novo estudo publicado no European Journal of Sport Science vem questionar o que estava, até aqui, dado por garantido e vem dizer que quanto maior o suporte mamário, maior o risco para a coluna.
A análise partiu do pressuposto de que se o movimento dos tecidos moles presentes em várias partes do corpo como as ancas e pernas ajudavam a reduzir os impactos nas articulações, o que aconteceria se se indagasse o mesmo sobre o tecido mamário nas articulações.
Para responder à pergunta, os investigadores usaram modelos computacionais para medir impactos do desporto na coluna. O modelo escolhido recaiu sobre uma participante do sexo feminino com tamanho de peito 34E, tendo sido anexados 59 marcadores anatómicos para medir taxa de esforço em vários pontos do corpo durante o exercício. De seguida, os cientistas analisaram o comportamento mediante velocidade do desporto praticado e o tipo de soutien escolhido: sem usar, um de uso diário e um terceiro desportivo.
As primeiras conclusões descartam qualquer solução que não se apresente capaz de suportar devidamente as mamas, mas também alerta para o eventual risco do exagero: soutiens desportivos de alto suporte podem aumentar o stresse e impacto na coluna durante a corrida, podendo causar dores nas costas.
Para os investigadores, estas novas indicações podem vir ter consequências e mesmo mudarem a forma como é concebido o design de soluções desportivas para as praticantes de desporto. “É possível que um soutien que atinja 100% de redução de ressalto possa aumentar a carga na coluna”, lê-se na conclusão do documento.