Mundial da Rússia já tem bola oficial. A Telstar 18 foi apresentada esta sexta-feira, em Moscovo, e é uma versão atualizada da que foi utilizada no Mundial de 1970.
Corpo do artigo
Para garantir que a nova bola se adequa às necessidades dos melhores jogadores do mundo, foram realizados diversos testes exaustivos, nos quais estiveram envolvidos alguns dos melhores clubes e seleções mundiais, nomeadamente a Argentina, a Colômbia, o México, o Manchester United, a Juventus, o Real Madrid e o Ajax.
A nova Telstar 18 é uma versão atualizada da primeira bola oficial de um Campeonato do Mundo da FIFA, utilizada no evento de 1970, no México. O nome da bola original surgiu da designação de "estrela da televisão". Foi a primeira bola a ser desenhada com painéis pretos, um padrão projetado para se destacar, na altura, em televisões a preto e branco.
Numa clara evolução das bolas oficiais de Mundiais anteriores, o novo design do painel apresenta uma impressão metálica e um efeito gráfico com textura, projetado para proporcionar máximo desempenho e durabilidade tanto no estádio quanto na rua. A sustentabilidade é um dos elementos chave da Telstar 18, já que inclui materiais e embalagens reciclados.
Produzida pela marca Adidas, a Telstar 18 incorpora ainda um chip NFC, inédito numa bola oficial, que a torna a mais inovadora de um Campeonato do Mundo até à data. O chip permite que os utilizadores interajam com a bola através de um smartphone. Posteriormente, cada bola gera um identificador único, desbloqueando conteúdo e informações exclusivas para o utilizador.