Confortáveis na sensação, mas algo rígidas na passada, as novas Asics RoadHawk FF são anunciadas como sapatilhas de velocidade. E são mais baratas do que outros modelos da marca. Fomos convidados a testá-las.
Corpo do artigo
Com uns muito curtos 190 gramas para a versão feminina e 245 para a masculina, as recém-lançadas Asics RoadHawk FF encantam à partida, além de serem, a nosso ver, bem conseguidas esteticamente, excetuando, porventura, a altura da sola.
Anunciadas como sapatilhas rápidas e adaptadas a distâncias até à meia maratona, apresentam a mesma tecnologia de meia sola do modelo anteriormente aqui analisado (Noosa FF): a tecnologia Flytefoam que se estende por toda a sola e oferece uma sensação de extremo conforto (aquela de estar de pé sobre nuvens) e, segundo a marca, uma propulsão que favorece a velocidade.
A densidade da FF e a borracha da sola externa, ainda que não cubra toda a extensão, acabam, contudo, por conferir bastante rigidez à sapatilha e, por conseguinte, à passada de corrida, daí não ser aconselhada para distâncias mais longas. Da mesma forma, a rigidez da borracha torna a passada algo barulhenta. E, já que estamos na sola, refira-se que esta rigidez resultou em muito ligeiras derrapagens em superfícies molhadas (nomeadamente passadiços). Refira-se que, ao cabo de alguns treinos, o sapato parece adaptar-se ao movimento e oferece uma maior flexibilidade. Pormenor importante: a sola vai dos 12 mm dianteiros aos 20 mm traseiros, numa diferença (drop) de 8 mm, mais curta do que os habituais 10 da marca.
No que toca à parte superior da sapatilha, é feita de malha sem costuras, mas com um reforço interior que a torna algo quente em dias de elevada temperatura (o facto de ter experimentado um modelo preto também poderá ter contribuindo para essa sensação de calor) e algo menos adaptada a treinos com muita chuva. A forma justa mas não apertada e espaço quanto baste para os dedos protegem das pequenas lesões habituais em qualquer primeiro uso. No final, a nota é positiva, acima de tudo pela leveza.
Resta abordar o preço recomendado: 120 euros, bem abaixo do preço cobrado para topos de gama da marca.