O Marítimo e o Paços de Ferreira ainda não venceram ao cabo de nove jornadas e ocupam as últimas posições com menos pontos no top 10 europeu.
Corpo do artigo
Ao cabo de nove jornadas, há duas equipas em Portugal que ainda não conseguiram vencer: o Paços de Ferreira e o Marítimo, penúltimo e último, respetivamente. Os pacenses conseguiram dois empates, enquanto os insulares somaram o primeiro ponto neste fim de semana, com uma igualdade a uma bola no terreno do Boavista.
Olhando para o fundo da tabela das dez principais ligas europeias, o campeonato português apresenta a pior parelha do fundo da tabela. Ao JN, o treinador Manuel Machado, ainda assim, não liga as sirenes quando questionado se a competitividade entre as equipas da parte inferior da tabela em Portugal diminuiu.
"Ainda não estamos a um terço do campeonato, há muitas coisas que serão alteradas daqui para a frente. De um momento para o outro o Marítimo ou o Paços ganham dois jogos de seguida e esta situação que parece miserável pode ser revertida rapidamente", começa por explicar, admitindo, ainda assim, que esta situação "é tudo menos normal", acrescentando que este mau arranque será fruto de "muitos fatores". Manuel Machado acredita ainda que, com o avançar da temporada, as equipas da parte inferior da tabela se irão equilibrar.
Mas se no fundo da tabela há duas equipas com dificuldade em pontuar, na liderança regista-se a maior diferença entre o primeiro e segundo classificados. Se os três pontos de vantagem do Benfica para o F. C. Porto podem parecer curtos, em especial na antecâmara do clássico entre eles (desta sexta-feira a uma semana, às 20.15 horas), a verdade é que é a maior diferença entre o líder e o vice-líder nas dez principais ligas europeias.
Por dentro
Marítimo com pior registo
Além do último lugar, o Marítimo tem também a pior diferença de golos entre equipas das principais ligas europeias: seis marcados contra 25 sofridos, números que se traduzem num saldo negativo de 19 golos.
Benfica entre os sete imbatíveis
O Benfica, líder do campeonato, é uma de sete equipas que ainda não perdeu no campeonato nas principais ligas europeias: PSG, Man. City, Nápoles, Barcelona, Real Madrid e Atalanta são as restantes.
Máximo de expulsões
O jogo entre Paços e Vitória de Guimarães terminou com três expulsões, duas para o lado dos pacenses e uma para os vitorianos. Foi a primeira vez que foram expulsos três jogadores no mesmo jogo esta época.