À hora do telefonema combinado, o JN apanhou-o no início do almoço. Eram 15.30 horas. Por isso, a pergunta impunha-se. "Às vezes, só almoço a esta hora, sim. É muito tarde comparado com o que acontece em Portugal, mas aqui é normal. É raro almoçar antes das 14 horas e o jantar é sempre por volta das 22 horas", explica Hélder Lopes.
Corpo do artigo
Manias de um sítio virado para o turismo. Nas Canárias desde o início da época, o jogador português não se importava de ficar por lá "mais dez anos". E é fácil perceber porquê. "Não há inverno, ando quase sempre de calções, sapatilhas e havaianas. Conto pelos dedos das mãos as vezes que choveu e, mesmo quando o céu está nublado, a temperatura raramente baixa dos 20 graus. Até sinto falta do frio", atira, entre risos.
Portanto, a adaptação não requereu trabalhos extraordinários e o ex-jogador do Paços de Ferreira já nem passa sem reencontrar-se com o sono durante a tarde. "Todos os dias faço a "siesta" depois de almoçar, é sagradinho. Aliás, quase tudo o que é comércio fecha durante a tarde precisamente por causa disso", revela Hélder Lopes.
O que não fecha são as praias. Afinal, já se viu, a tentação é demasiado grande, pelo que o rebuliço nas imediações marítimas é imparável. "Está sempre a bombar, seja verão ou inverno, de manhã, à tarde, à noite... As praias estão sempre cheias", completa o futebolista, de 28 anos, antes de dar conta do frenesim carnavalesco por aquelas bandas: "Dura três semanas e o cortejo passa por toda a ilha. É uma loucura".
Olha o Messi, o CR7 e o Boateng
14 de janeiro de 2017, Camp Nou. Noventa mil pessoas nas bancadas e o duelo com "um extraterrestre" cravado a tinta permanente na memória de Hélder Lopes. "É verdade, nesse dia tive que marcar o Messi", recorda. "Tentei não mostrar nervosismo porque se o fizermos estamos mortos logo à partida. Mas é um extraterrestre, consegue fintar numa cabina telefónica... Nunca vi nada semelhante", vincou o defesa, que ficou com a camisola de Cristiano Ronaldo quando Las Palmas e Real Madrid se defrontaram nas Canárias: "É cinco estrelas", elogia. E já que estamos a falar de estrelas... "Via o Boateng na televisão e agora é dos meus melhores amigos. É incrível que há pouco tempo jogava na 2.ª Divisão e agora isto tudo", desabafa.
Passe Curto
Nome Hélder Filipe Oliveira Lopes
Clube UD Las Palmas
Idade 28 anos (04/01/1989)
Posição Defesa