A Académica tornou-se este domingo a quarta e última equipa a conseguir um lugar nas meias finais dos "play-offs" da Liga portuguesa de basquetebol, ao vencer por 76-61 no reduto do Ginásio, no quarto jogo da ronda inaugural.
Corpo do artigo
Depois de, sexta-feira, ter falhado o 3-0 no prolongamento do terceiro jogo (75-78), a formação de Coimbra não deu hipóteses, num embate que liderou desde o 4-0 inicial, marcando encontro nas "meias" com o bicampeão Benfica.
Matthew Shaw, com 21 pontos e 13 ressaltos, e Tommi Eddie, com 22 pontos e 10 ressaltos, formaram uma dupla demolidora no "cinco" de Norberto Alves, que atingiu o intervalo a vencer por 37-27 e chegou a liderar por 20 pontos.
Por seu lado, Tomás Barroso, com 21 pontos, e Yiama Chia-Kur, com 18, destacaram-se no adeus dos comandados de Sérgio Salvador.
O Benfica tinha selado sexta-feira o apuramento, ao vencer por 77-68 no reduto da Ovarense, depois de dois triunfos caseiros, graças sobretudo ao suplente Marquin Chandler, autor de 18 dos seus 22 pontos no segundo período.
O outro embate das "meias" vai colocar frente a frente o F.C. Porto, vencedor da fase regular, e o Vitória de Guimarães, que também só precisaram de três jogos para afastar CAB e Penafiel, respectivamente.
A corrida à final vai começar sexta-feira e prosseguir a 1 de Maio, no Dragão Caixa e na Luz, e prosseguirá a 6 de Maio, em Guimarães e Coimbra.
Caso seja necessário, os dias 8 e 11 de Maio serão "palcos" dos jogos 4 e 5, sendo que o primeiro será de novo em Guimarães e Coimbra e o último terá como palcos os pavilhões de F.C. Porto e Benfica.