O Benfica continua a ser o principal candidato a festejar o título de campeão nacional em maio, segundo um estudo de opinião realizado entre os dias 21 e 26 de janeiro pela empresa Pitagórica para o JN, O Jogo, TSF, TVI e CNN Portugal.
Corpo do artigo
Apesar de estar em desvantagem relativamente ao Sporting, que neste momento lidera a classificação com mais seis pontos, o clube da Luz reuniu 38% das preferências dos adeptos inquiridos, embora o vizinho de Alvalade não esteja longe (33%). Em relação à sondagem realizada no final de dezembro, as águias baixaram 1% no total de respostas, ao passo que os leões subiram 6%.
No terceiro lugar das preferências continua a estar o F. C. Porto, mencionado por 11% dos adeptos como o grande candidato ao título, menos 6% do que há um mês, em reflexo dos maus resultados acumulados na Liga ao longo das últimas semanas (os dragões somam quatro jogos seguidos sem ganhar, com duas derrotas e dois empates, o que os levou a ficar a oito pontos do Sporting e a dois do Benfica).
Importa também dizer que, de acordo com a sondagem, a maior parte das pessoas ouvidas escolheu o clube do coração na resposta à pergunta relacionada com o futuro campeão (73% dos inquiridos que preferiram o Benfica são adeptos do clube da Luz; 79% dos que optaram pelo Sporting são adeptos do clube de Alvalade; 51% dos que deram preferência ao F. C. Porto são adeptos dos dragões).
Noutra questão colocada, relacionada com o melhor treinador do campeonato, Bruno Lage voltou a ser o mais mencionado, por 37% dos adeptos. O técnico do Benfica, que em janeiro conseguiu erguer a Taça da Liga numa final com o Sporting, surge à frente do treinador dos leões, Rui Borges, escolhido por 16% das pessoas inquiridas.
Tanto Lage como Borges subiram 7% na comparação com a sondagem anterior e no terceiro lugar surge agora Carlos Carvalhal (2%), treinador do Braga, sendo relevante recordar que Vítor Bruno foi demitido do comando do F. C. Porto no início da semana em que o estudo de opinião foi efetuado.
Gyokeres sempre em alta
A sondagem incluiu ainda uma pergunta sobre o melhor jogador do campeonato e Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, continua a ser o eleito da maioria dos adeptos. Apesar de ter estado a contas com problemas físicos que lhe limitaram a ação em vários jogos nas últimas semanas, o internacional sueco, melhor marcador da prova, recebeu 32% das preferências (mais 10% do que há um mês), mantendo-se bem à frente do benquista Di María, mencionado por 8% dos inquiridos (menos 2% do que na sondagem anterior).
Entre os outros jogadores escolhidos, surgem Carreras, lateral do Benfica (2%), Samu, avançado do F. C. Porto (2%), Hjulmand, médio do Sporting (2%), Diogo Costa, guarda-redes do F. C. Porto (1%), e Rodrigo Mora, jovem em ascensão no ataque dos dragões (1%).