Líder empata em Alvalade, ainda não é campeão, mas só depende de si para festejar na Luz, com o Santa Clara. F. C. Porto, a dois pontos, recebe V. Guimarães e mantém-se na luta. Braga na Champions.
Corpo do artigo
O Benfica empatou em Alvalade (2-2), frente ao Sporting, e falhou a conquista antecipada do título. Contudo, continua a depender só de si para vencer o campeonato: entrará na última jornada com dois pontos de avanço sobre o F. C. Porto e, a menos que os dragões apliquem uma goleada das antigas ao Vitória de Guimarães, basta-lhe empatar em casa com o já condenado Santa Clara para se sagrar campeão nacional de futebol.
A atribuição do título ficou novamente adiada, mas o ponto que o Benfica resgatou nos instantes finais do dérbi pode ser crucial, na definição do título.
À entrada da última jornada, a equipa de Roger Schmidt lidera com dois pontos de avanço em relação ao F. C. Porto. Vencer em casa o já despromovido Santa Clara garante-lhe o título e, em princípio, o empate também será suficiente, mesmo que a equipa orientada por Sérgio Conceição leve a melhor, na receção ao Vitória de Guimarães. Nesse cenário, o ainda campeão teria ainda de reverter uma desvantagem de 11 golos em relação ao Benfica, para, num cenário de igualdade pontual, revalidar o cetro luso.
Recorde-se que Benfica e F. C. Porto venceram os clássicos entre si, como visitantes (1-0 e 2-1, respetivamente), sendo que os golos fora já não contam para efeitos de desempate.
Será a 11.ª vez que Benfica e F. C. Porto chegam à última jornada a lutar pelo título, sendo que em duas delas (2004/05 e 2006/07) também o Sporting se juntou à discussão, sem sucesso. Os dragões ganharam sete dessas dez ligas e as águias celebraram nas restantes três ocasiões. Uma certeza: a equipa que entrou para os 90 minutos finais em primeiro foi sempre campeã, logo se o F. C. Porto acabar agora na frente fará história.
Ao deixar fugir dois pontos nos descontos, o Sporting já não pode ser terceiro. O Braga fica com o lugar e, em agosto, disputará a terceira pré-eliminatória da Champions. Já os leões vão à Liga Europa.
Com Santa Clara e Paços de Ferreira já despromovidos e o Marítimo com playoff marcado com o Estrela da Amadora, falta ainda definir entre Vitória de Guimarães (53 pontos) e Arouca (51), o quinto e o sexto. O melhor entra na terceira pré-eliminatória da Liga Conferência e o pior na segunda. Na última ronda, os minhotos jogam no Dragão e os arouquenses em Portimão.