Artur Jorge foi apresentado como treinador do Sporting de Braga há um ano. Volvidos 12 meses, o técnico cumpriu as metas que prometeu aquando da apresentação?
Corpo do artigo
A resposta mais simples é: sim. A 23 de maio de 2022, Artur Jorge foi apresentado por António Salvador como o novo treinador do Sporting de Braga, substituindo Carlos Carvalhal. Na apresentação, o técnico reiterou a ideia de ganhar jogos "com mentalidade vencedora e implacável" e reforçou a ambição de "entrar em todos os jogos para ganhar".
Artur Jorge centrou-se muito na ideia de "ganhar", mas também com um futebol ofensivo e atrativo. Um ano depois, a primeira época no Braga está a terminar e os arsenalistas vão terminar no terceiro lugar, que dá acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, competição que já não participavam desde 2012/13. Nos 51 jogos disputados esta época, em todas as provas, o Braga venceu 34.
Este número é bastante positivo, uma vez que dá uma percentagem de vitórias de 66,67% a Artur Jorge ao comando do Braga. Este registo é ainda mais impressionante, sobretudo porque é a primeira época sénior completa nos arsenalistas, visto que coloca o técnico como o segundo treinador da história do clube com maior percentagem de vitórias, segundo os dados do Zerozero. À frente só mesmo Ruben Amorim, que apenas orientou 13 jogos, mas ficou com 76,92% de taxa de sucesso.
Além disto, os 104 golos apontados pelo Braga em todas as competições mostram que Artur Jorge sempre quis uma equipa avassaladora a nível ofensivo e que conseguiu concretizar esse objetivo. Agora, um ano depois, o técnico tem tudo para continuar a evoluir e a vencer no Sporting de Braga.