Benfica volta a vencer o Midtjylland e atinge o play-off. Enzo Fernández em grande e Diogo Gonçalves marca golaço
Corpo do artigo
Passo em frente do Benfica rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões. O primeiro grande objetivo dos encarnados neste arranque de temporada continua bem vivo depois de nova vitória, ontem, frente ao Midjtylland, na Dinamarca, por 3-1, uma semana depois de ter triunfado na Luz por 4-1. As águias dominaram em absoluto a eliminatória.
Se no jogo em Lisboa, o Benfica foi demolidor desde o primeiro minuto, na Dinamarca a coisa já não foi bem assim. A formação encarnada começou a apertar o emblema da casa por volta dos 15 minutos e, sem surpresa, chegou ao golo por Enzo Fernández, aos 23, numa boa jogada de envolvimento concluída pelo médio após belo passe de Gonçalo Ramos. O emblema encarnado não apresentou a pressão tão intensa como tem sido habitual, mas também não permitiu grande espaço ao clube nórdico.
Mais Benfica na primeira parte, ainda que sem um futebol sufocante. Algumas desatinações defensivas ainda causaram um ou outro susto, mas as águias sempre mostraram mais qualidade com bola do que os dinamarqueses, quer a jogar em transição, quer em posse, procurando também o jogo longo para Gonçalo Ramos.
Na segunda parte, Henrique Araújo e Yaremchuk fizeram parelha na frente de ataque e a toada da primeira metade manteve-se. O madeirense marcou logo na primeira oportunidade, na sequência de uma bola parada bem cobrada.
Com a eliminatória controlada, o Benfica geriu a segunda parte com bola e pouco ou nada permitiu aos dinamarqueses. O lance do golo de Sisto surge numa sucessão de desatenções encarnadas e premeia uma equipa que, apesar de estar sempre com pé e meio fora da Liga dos Campeões, não baixou os braços.
Para fechar o jogo com chave de ouro, destaque para a "bomba" de Diogo Gonçalves que é candidato a melhor golo da jornada. As águias de Roger Schmidt passam o primeiro teste europeu com distinção e deixam sinais muito positivos para o play-off frente ao Dínamo Kiev, que começa já na próxima semana. Antes, há jogo com o Casa Pia para a Liga, no próximo sábado.
Mais: Enzo Fernández continua em grande. Joga, faz jogar e ainda marca. Florentino foi um monstro defensivamente.
Menos: Chiquinho foi chamado para a vaga de David Neres, mas não convenceu. Rafa também uns furos abaixo do habitual.
Árbitro: Jogo tranquilo do sérvio Srdjan Jovanovic, sem grandes falhas ao nível técnico e disciplinar. Não teve qualquer influência no resultado.