Águias de Eiriz entra na fase final da Divisão de Honra sem pressão de subir. Crescimento sustentável é prioridade
Corpo do artigo
É em Paços de Ferreira que se localiza o Clube Desportivo Águias de Eiriz, um emblema cujo principal objetivo é o "crescimento sustentado" e que se prepara para disputar a fase de apuramento de campeão da Divisão de Honra.
Quando assumiu a presidência, em 2015, Vítor Martins encontrou um "clube dividido" a disputar a 1.ª Divisão Distrital, da A. F. Porto. Atualmente a equipa luta para voltar à Elite, de onde foi despromovida na época passada. "Curiosamente, ter descido de divisão até foi bom para o clube, porque deu para limar algumas arestas, durante este ano. Subimos demasiado rápido", pensa o presidente.
Para Vítor Martins, voltar a subir imediatamente "não é uma obrigação", uma vez que o dirigente privilegia o planeamento a longo prazo e tem outras metas mais urgentes. "Precisamos de melhorar a formação, porque acredito ser a base do sucesso. No meu tempo de jogador não tive formação, por isso, percebo a importância que isso tem para os miúdos e quero dar-lhes isso. Gosto de ganhar, mas temos de dar condições aos atletas", explica o líder, que agora conta com cerca de 150 jogadores nas camadas jovens do Águias de Eiriz.
Além destes objetivos, o presidente destaca a importância de ter "um clube sustentável" para poder sonhar com voos mais altos. Para isso, a evolução das infraestruturas é chave.
"Precisamos de fazer novos balneários e de mais espaço de treino. Por vezes temos de dividir o espaço em quatro e isso tira qualidade ao treino. Com todas estas questões resolvidas, acredito que será possivel, a médio/longo prazo, chegar ao Campeonato de Portugal", defende Vítor Martins.
A primeira fase da competição correu de feição ao emblema de Eiriz que, após a derrota na estreia, somou 14 vitórias e três empates, na Série 3. Estes números fazem da equipa treinada por Orlando Teixeira a melhor da Divisão de Honra, a par do Lixa.
"Termos perdido o primeiro jogo até foi bom, de certa maneira, porque acordou os jogadores e mostrou-lhes que não vínhamos passear. Virmos da Elite não faz de nós candidatos, porque para o sermos temos de o provar dentro de campo", assegura o técnico, que prepara a equipa para o arranque da fase final, contra o Leça do Balio, a 12 de fevereiro.
Bilhete de Identidade
Clube Desportivo Águias de Eiriz
Fundação: 10-02-1981
Local de jogos: Complexo Desportivo Águias de Eiriz
Sócios: 500
Palmarés: -
A Figura
Paulo Ferreira, médio (31 anos)
O capitão cumpre a 12.ª época no clube. Com formação no vizinho Freamunde, encontrou em Eiriz a "segunda família".