A Ultra Maratona de Cabeça Gorda, aldeia e freguesia do concelho de Beja, contou com a participação de três centenas de atletas das mais variadas localidades do país.
Corpo do artigo
A prova, de BTT e Gravel, com 140 quilómetros, é organizada Clube Recreativo e Desportivo local, mais conhecido como Ferrobico, sendo mais do que um evento desportivo. A iniciativa visa promover o território, o turismo rural, a gastronomia e o cante alentejano.
Destaque para as presenças de Marco Chagas, vencedor de quatro edições da Volta a Portugal, Vitor Graça, Campeão Europeu de Maratona, e Rodrigo Gomes, Campeão Nacional de XCM.
Pela manhã, os atletas são recebidos na Praça Magalhães Lima, o espaço nobre da aldeia, com um pequeno-almoço à base de "fatias paridas", as tradicionais fatias de ovo ou douradas.
Ao longo do percurso são servidas febras grelhadas de porco preto, linguiça assada e queijos, tudo acompanhado com o excelente pão da região. Na chegada, público e atletas foram brindados com uma relíquia artesanal com 63 anos, procedente de Mértola, os Gelados Nicolau.
José António, um dos responsáveis da organização, justificou que a Ultra Maratona "é um evento que traz gente de todo o lado e mostra uma realidade cultural, desportiva e social que se vive com grande intensidade", concluiu.
O Ferrobico organizou durante década e meia a prova de BTT denominada "Por Terras de Mato, mas o crescente número de inscrições, que atingiu as 700, levou a repensar o formato.
Ferrobico
O clube foi criado em 22 de março de 1976, começando a disputar os campeonatos de futebol da então FNAT (o atual INATEL). Durante um jogo, a equipa marcou um golo e um sócio gritou "hoje ferrámos o bico", nascendo assim a alcunha Ferrobico.
A coroa de glória foi a Taça de Portuga. A 4 de janeiro de 1980 o Ferrobico recebeu em Beja o Penafiel, que tinha como treinador/jogador António Oliveira (antigo F. C. Porto), e o clube foi derrotado pelo Cabeça Gorda por 1-0, façanha ainda hoje recordada.