Lateral-direito não joga pela equipa principal dos dragões há mais de nove meses, mas nas últimas semanas já participou em três partidas do F. C. Porto B
Corpo do artigo
A dureza do calendário portista nesta fase da época e o facto de o jogo seguinte do campeonato ser o clássico da próxima sexta-feira com o Benfica criam um cenário de rotatitividade na equipa azul e branca na Taça de Portugal. Nesse contexto, uma das grandes novidades da convocatória para a visita de amanhã ao Anadia deve ser a presença de Manafá, que não joga pela equipa principal dos dragões desde o final de dezembro do ano passado, depois de ter sofrido uma lesão grave no joelho direito.
Após um longo período de recuperação, o lateral-direito regressou à competição há cerca de um mês e já esteve em três jogos da equipa B do F. C. Porto na Liga 2, tendo mesmo realizado os 90 minutos da partida de sábado passado com o Leixões. Antes, fez 67 minutos diante do Mafra e 73 frente ao Torreense, para ganhar ritmo competitivo, ao mesmo tempo que foi treinando com o plantel às ordens de Sérgio Conceição.
O jogo com a equipa do distrito de Aveiro terá ainda a particularidade de se realizar num estádio que fica bem perto de Oliveira do Bairro, a cidade onde Manafá nasceu, pelo que se trata de uma espécie de regresso a casa para o defesa, de 28 anos. A confirmar-se a presença na lista de convocados, perspetiva-se que Manafá inicie o jogo com o Anadia no banco. A titularidade no lado direito da defesa portista deverá ser entregue a Rodrigo Conceição, suplente não utilizado na passada quarta-feira em Leverkusen, onde João Mário jogou de início e saiu ao intervalo, com Pepê a recuar no terreno para fazer o lugar na segunda parte.
Outras estreias à vista
O técnico portista prepara-se para poupar todos os titulares do jogo na Alemanha, pelo que a Taça de Portugal deverá permitir as estreias na presente época do guarda-redes Cláudio Ramos e do central João Marcelo. Os jovens Bernardo Folha, Gonçalo Borges e até Vasco Sousa podem, igualmente, ter direito a minutos, embora a possibilidade de presença no onze seja mais remota.
O jogo com o Anadia, que compete no terceiro escalão do futebol português, também constituirá uma oportunidade para habituais suplentes como Grujic, André Franco, Danny Namaso, Toni Martínez e Gabriel Verón mostrarem serviço ao treinador dos dragões.