Benfica só sofreu 13 golos em 24 jogos do campeonato. Capacidade de pressão é um dos motivos do sucesso defensivo.
Corpo do artigo
O Benfica tem estado em alta no campeonato. As águias lideram com mais oito pontos que o segundo classificado e já levam 61 golos marcados, mas é o registo defensivo que impressiona e é um dos motivos pelo quais a temporada está a ser tão bem sucedida. Nas 24 jornadas disputadas na Liga, o Benfica sofreu apenas 13 golos, o que representa o melhor registo defensivo dos encarnados nos últimos oito anos. Melhor só em 2014/15, quando as águias sofreram 11 golos no mesmo período.
Roger Schmidt montou uma equipa que defensivamente tem dado cartas. Não só pela ideia de pressão alta, que valoriza o coletivo, mas também pela qualidade individual. Neste último aspeto, Otamendi é um dos destaques pelo perfil de liderança, mas também António Silva, o "menino" que apareceu na presente temporada mas que rapidamente se tornou numa das figuras defensivas. A inclusão de Bah foi uma melhoria em relação a Gilberto e Grimaldo está a realizar uma das melhores campanhas desde que veste de vermelho e branco.
Florentino é a chave
Outra das figuras dos encarnados tem sido Florentino. "Tem um papel fundamental no equilíbrio da equipa, está sempre muito bem taticamente e faz o que o Benfica precisa, aquele trabalho que, por vezes, parece invisível. O Benfica tem um pendor ofensivo tremendo e para manter um coletivo bem equilibrado é importante ter uma peça como o Florentino, que está sempre bem posicionado e recupera muitas vezes a bola", disse João Henriques, treinador de futebol, ao JN.
O antigo técnico do Marítimo reforçou ainda que o Benfica é uma equipa "coletivamente muito sólida". "A ideia de jogo, de procurar recuperar a bola perto da área adversária, é arriscada, mas a equipa tem assumido bem esse risco. O Benfica tem uma reação à perda muito boa e consegue recuperar a posse no meio-campo adversário, o que não permite que depois o opositor chegue à sua área. Os defesas centrais têm estado em bom plano, mas até os avançados são importantes neste aspeto, pela pressão que fazem", explicou o técnico.
A figura
De letra em letra escreve-se seleção nacional. Nuno Santos tem tido um aumento de rendimento nas últimas semanas pelo Sporting e esta jornada marcou um fantástico golo de letra. As boas exibições e a polivalência podem levar Roberto Martínez a convocá-lo para os próximos jogos da seleção.
O caso
"Perante uma situação de disputa normal entre dois jogadores, há um encosto do Pedro Malheiro no Trincão, mas o contacto é normal e não há penálti. O jogador do Boavista não utilizou as mãos ou os braços. Os contactos físicos permitidos não se limitam ao ombro, pode ser com o peito, por exemplo, desde que seja numa disputa de bola. Neste caso em específico, o lance foi corpo a corpo, parece-me uma jogada normal de futebol, nem considero que seja uma carga, mas sim um contacto normal. Por isso, o árbitro ajuizou bem e não é penálti", disse, ao JN, Paulo Pereira, árbitro de futebol.