Antevisão à jornada: Derrotar leões do Algarve para elevar confiança para o Dragão
Motivado pelo apuramento para o play-off na Champions e por ser líder destacado na Liga, com seis pontos de vantagem sobre Benfica e F. C. Porto, o Sporting deseja cimentar o bom momento com um triunfo sobre o Farense, penúltimo classificado na tabela, antes da visita ao Dragão, na ronda seguinte.
Corpo do artigo
Sporting-Farense
Sport TV2, domingo às 18 horas
Apesar de, muito provavelmente, não contar com o avançado Gyokeres, autor de mais de 40% dos golos da equipa no campeonato, os leões são amplamente favoritos em Alvalade, onde, nesta temporada, só por uma vez perderam pontos - derrota (0-1) com o Santa Clara, na 12.ª ronda. Além da incógnita à volta do goleador sueco, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Morita e Eduardo Quaresma são cartas fora do baralho, restando dúvidas sobre Debast, que se lesionou no empate (1-1) com o Bolonha. Se vencer, depois de manhã, os leões do Algarve, o Sporting chegará ao Estádio do Dragão com uma vantagem pontual importante, que lhe permitirá abordar com mais tranquilidade e confiança o sempre clássico difícil frente ao F. C. Porto. O Farense atravessa uma fase irregular, mas desde a chegada do treinador Tozé Marreco a equipa só perdeu quatro jogos em 13 na Liga. Outro dado interessante: os algarvios não perdem fora há três meses, desde a nona jornada, quando caíram em Braga, por 2-0.
E. Amadora-Benfica
Sport TV1, domingo às 20.30 horas
O Benfica reconquistou a confiança ao vencer a Juventus, por 2-0, na Champions, mas o caminho tem sido muito tremido no campeonato. Três derrotas nos últimos quatro jogos na Liga não são um bom cartão de visita, mas os encarnados estão empenhados em vencer o Estrela, na Amadora, a única maneira de manterem bem vivo o sonho de se sagrarem campeões nacionais. Após cumprirem castigo na prova milionária, Carreras e Arthur Cabral estão de volta à equipa. Só com dois lesionados (Renato Sanches e Tiago Gouveia), Lage tem o grupo quase na máxima força.
Rio Ave-F. C. Porto
Sport TV1, segunda-feira às 20.45 horas
Tradicionalmente, Vila Conde significa dificuldades para o F. C. Porto. Depois do primeiro jogo na Europa, o treinador Martín Anselmi estreia-se na Liga, num palco onde, por exemplo, há duas épocas, os dragões perderam, 3-1. Um aviso para os azuis e brancos, que estão proibidos de perderem mais pontos, sob pena de se atrasarem, irremediavelmente, na luta pelo título. Pela frente, o F. C. Porto terá um Rio Ave que tem feito do Estádio dos Arcos uma verdadeira fortaleza, onde só o Sporting passou incólume na presente temporada. Jogo de exigência máxima para os portistas.
Moreirense-Braga
Sport TV2, segunda-feira às 18.45 horas
Na ressaca europeia, o Braga tem uma curta deslocação a Moreira de Cónegos, para a Liga. A equipa de Carlos Carvalhal atravessa a melhor fase na prova - três vitórias seguidas - sequência que lhe permitiu consolidar a quarta posição e a aproximação ao pódio. Já o Moreirense vive o pior período na Liga, numa série de seis jogos sem vencer, que o atiraram para a segunda metade da tabela (10.º lugar). Mas, em casa, a equipa de César Peixoto já bateu o Sporting e empatou com o Benfica, tendo ainda surpreendido o F. C. Porto, na Taça de Portugal. Na primeira volta, o Braga ganhou 3-1.
Boavista-Famalicão
Sport TV1, hoje às 20.15 horas
Duelo entre duas equipas que precisam de voltar aos triunfos para ganhar novo fôlego. Os axadrezados não vencem há nove partidas e os minhotos procuram o primeiro triunfo com o técnico Hugo Oliveira, que está há seis jogos no comando.