F. C. Porto quer continuar na perseguição ao Benfica. Casa Pia está no quinto lugar e é a equipa surpresa.
Corpo do artigo
É um dos grandes jogos da 15.ª jornada e pode valer mais do que três pontos. O Casa Pia recebe no sábado o F. C. Porto, num duelo que coloca frente a frente uma das surpresas da época diante do campeão nacional. Os dragões não perdem há 11 jogos, desde a derrota com o Benfica, em outubro, e os "gansos" ocupam um impressionante quinto lugar na Liga.
A lesão de Evanilson desfalcou o ataque da equipa portista, mas Sérgio Conceição tem em Taremi uma das figuras do campeonato. O avançado iraniano chega a esta partida bastante motivado, depois de ter feito uma exibição de luxo diante do Arouca, na jornada passada, onde apontou três dos cinco golos da vitória dos dragões. O F. C. Porto vai entrar em campo já a saber do resultado que o líder Benfica fez em casa, contra o Portimonense, num duelo em que só um triunfo interessa. As águias perderam pela primeira vez na última jornada, diante do Braga, e qualquer ponto é importante para os dragões se aproximarem do primeiro lugar que, neste momento, está a cinco pontos de distância.
O embate contra o Casa Pia também poderá ter um sabor especial para Sérgio Conceição. Frente ao Arouca, o técnico igualou o recorde de Pedroto como o treinador com mais vitórias pelo F. C. Porto (215) e diante dos casapianos pode superar esse registo.
Já o Casa Pia, o quinto lugar que ocupa é surpreendente, tendo em conta que a equipa de Filipe Martins subiu esta época à Liga. O futebol destemido e ofensivo tem impressionado os adversários e os "gansos" já bateram, esta temporada, conjuntos como o Boavista, V. Guimarães e Braga. Aliás, só os "três grandes" e os arsenalistas têm mais vitórias na Liga que os lisboetas, na presente época. Para ferir os dragões, Filipe Martins contará com a veia goleadora de Rafael Martins, melhor marcador com quatro golos, mas também com o talento imprevisível de Godwin, que já leva três golos e duas assistências.
O melhor
- Os dragões estão 100% vitoriosos contra o Casa Pia. Ao todo, são cinco triunfos em cinco jogos.
- Veron está em grande forma. Fez uma assistência frente ao Arouca e deve manter a titularidade.
- O Casa Pia tem 11 golos sofridos. É a terceira melhor defesa da Liga atrás de F. C. Porto e Benfica.
O pior
- O Casa Pia perdeu dois dos últimos três jogos em casa, diante de Chaves e Braga, este na Taça da Liga.
- Evanilson continua de fora, por lesão, no F. C. Porto e é baixa para o ataque dos dragões.
- Os "gansos" jogam com o terceiro "grande" para a Liga. Já perderam com Benfica e Sporting.
A figura em destaque
Ricardo Horta - Avançado do Braga, 28 anos e seis golos marcados
Depois de um início de época com alguns altos e baixos, Ricardo Horta parece ter voltado à veia goleadora. O avançado, que marcou no Mundial 2022, fez uma grande exibição na última jornada contra o Benfica, ao apontar dois golos frente à equipa que o tentou contratar no verão. O pé quente será uma arma importante para Artur Jorge no duelo contra o Santa Clara e o capitão arsenalista entra para esta partida com a confiança no máximo e à procura de dar ao Braga a terceira vitória consecutiva, algo que já não acontece desde o final de agosto.
Outras figuras
Samu Silva - Médio do Vizela, 26 anos e dois golos
O médio apontou dois dos três golos da vitória do Vizela diante do V. Guimarães e está em boa forma. Manuel Tulipa procura comandar a equipa a uma nova vitória, depois de se ter estreado pelos vizelenses, na Liga, com um triunfo.
Paulinho - Avançado do Sporting, 30 anos e dois golos
Depois de só ter marcado dois golos nos primeiros 14 jogos da época, Paulinho está numa forma impressionante. Em todas as competições, o avançado do Sporting já leva sete golos nos últimos cinco jogos e tem a mira apontada ao Marítimo.