Duas décadas de liderança, primeiro da SAD, a seguir do clube, mudaram por completo a imagem do Sporting de Braga. Não desiste do sonho do título.
Corpo do artigo
António Salvador assumiu o cargo de presidente da SAD do Sporting de Braga a 24 de fevereiro de 2003, faz na próxima sexta-feira 20 anos. Desde que, em 2021, Carlos Pereira deixou o Marítimo, passou a ser o segundo líder mais antigo entre as sociedades que competem no escalão principal de futebol, apenas atrás de Pinto da Costa (F. C. Porto), que leva 40 anos de liderança dos dragões.
Então com 32 anos, António Salvador, empresário da construção civil, foi considerado a "solução ideal" para colmatar a grave crise que o clube minhoto atravessava, com salários em atraso a jogadores e restante grupo de trabalho, além de uma situação instável no campeonato, onde se encontrava, após a 23.ª jornada, no nono lugar, seis pontos acima dos lugares de descida.
"A crise acabou, chegou ao fim. A fome é grande, pelo que agora há que comer", proclamou, então, o monsenhor Eduardo Melo, na qualidade de presidente do Conselho Geral do Braga, órgão que tratou de resolver o impasse diretivo dos arsenalistas. O imbróglio lá se resolveu. Foi uma solução bicéfala, com o gestor empresarial Pedro Machado a assumir a presidência do clube e António Salvador a passar a liderar a Sociedade Anónima Desportiva, rendendo Fernando Oliveira. Só sensivelmente um ano depois é que o agora presidente do clube e da SAD assumiu ambas as presidências, vencendo as eleições no clube, sem oposição. Depois repetiram-se as reeleições, na qual contou com adversários no sufrágio apenas em 2013 e 2017. Em 2021, na última vez em que foi a votos, voltou a não ter opositor.
Sócio do F. C. Porto desde muito novo, António Salvador tinha boas relações com os dirigentes portistas e também com Luís Filipe Vieira, na altura presidente da SAD do Benfica e que curiosamente nesse mesmo ano de 2003, em outubro, assumiu igualmente a presidência do clube lisboeta. Mesmo com poucos anos de associado do Braga, era tido como grande entusiasta do clube, sendo que, numa espécie de tirocínio, liderou antes o Bairro da Misericórdia, clube dos regionais bracarenses.
No Sporting de Braga há um antes e um depois de António Salvador, autêntico "self-made man" minhoto, que mudou por completo a dinâmica arsenalista, nas últimas duas décadas, apostou nas modalidades e no futebol feminino, criou a cidade desportiva, profissionalizou o clube e já garantiu 27 troféus no futebol. Finanças estabilizadas e afirmação desportiva têm sido duas imagens de marca das sucessivas presidências. O clube começou por ganhar a batalha regional com o Vitória de Guimarães e tem encurtado distâncias para os grandes. O título nacional chegou a ser assumido como objetivo até ao primeiro centenário (2021), não foi alcançado, mas António Salvador sente que o sonho já esteve mais longe. Ultimamente tem procurado retirar pressão à equipa, sem que isso afaste a ambição. Nos relvados, a classificação volta a mostrar nesta época que tal não é impossível.
Registo da presidência
Profissionalismo e nova dimensão
Sob a presidência de António Salvador, o Sporting de Braga entra na era da modernização e do profissionalismo, pondo fim a um período de inúmeras carências e de instabilidade. O clube minhoto patenteia novo fôlego, também através da sustentabilidade da sociedade desportiva para o futebol. A Cidade dos Arcebispos perde progressivamente a fama de bastião benfiquista no Norte do país, com a massa associativa do clube a crescer de forma considerável. No futebol, sempre o grande barómetro, após Belenenses e Boavista, é o Braga a impor-se como quarto emblema do país, com conquistas de troféus relevantes e três presenças no pódio da Liga.
Estatuto europeu muda totalmente
Até António Salvador assumir a liderança, o Braga tinha apenas seis presenças e um total de 22 jogos nas competições europeias de futebol. Depois tudo mudou. O encontro desta semana com a Fiorentina, para a Liga Conferência, foi o 148.º, com este presidente (87%), pelo que o clube, no total, tem 170 jogos na UEFA. Participante habitual nas competições europeias, o Braga, treinado por Artur Jorge (foto), já disputou por duas vezes a fase de grupos da Champions (2010/11 e 2012/13), tendo ainda uma presença na final da Liga Europa (2010/11), onde então foi finalista vencido. Realce, ainda, para a conquista da já extinta Taça Intertoto (2008/09).
Maiores vendas dão 168 milhões de euros
A faceta de bom negociador tem permitido encaixes outrora impensáveis, no seio braguista. Em 2020/21, Trincão (foto) foi vendido ao Barcelona por 31 milhões de euros, verba então recorde no Braga e que seria ultrapassada só no mês passado, com a saída de Vitinha para o Marselha, por 32 milhões de euros. Só as dez maiores vendas na era António Salvador renderam no total 168 milhões de euros. De acordo com o portal "transfermarkt", as 33 maiores vendas de jogadores do Braga concretizaram-se com este presidente. O 34.º do ranking é Luís Filipe, que em 2001/02 saiu para o Sporting, por 3,2 milhões de euros.
Cidade desportiva dá património
Sem infraestruturas próprias, o Braga ganha finalmente património, com a implementação da Cidade Desportiva, contíngua ao Estádio Municipal e cuja primeira fase ficou concluída em 2017. A "obra do século", como lhe chama António Salvador, deverá este ano ver acabada a segunda fase. Com melhores condições para tirar partido do futebol das camadas jovens, o Braga possui um Centro de Formação ao nível dos melhores do país. A segunda fase prevê a edificação do Pavilhão Multiusos e, entre outras, áreas residenciais e administrativas, uma loja do clube e serviços de apoio aos sócios. O clube é uma referência na formação, área liderada por Hugo Vieira.
Troféus
Futebol 6
2 Taças de Portugal 2015/16, 2020/21
2 Taças da Liga 2012/13, 2019/20
1 Taça Intertoto 2008/09
1 Nacional Juniores A 2013/14
Futebol feminino 4
1 Liga 2018/19
1 Taça de Portugal 2019/20
1 Supertaça 2018
1 Taça da Liga 2021/22
Futebol de praia 17
2 Mundiais 2019, 2020
3 Euro Winners Cup 2018, 2019
8 Nacionais de Elite 2013, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019, 2021, 2022
3 Taças de Portugal 2019, 2021, 2022
1 Supertaça 2022