António Salvador, 20 anos no Braga: os depoimentos de Fernando Gomes e Pedro Proença
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, falam sobre António Salvador.
Corpo do artigo
"O início do caminho de António Salvador como Presidente do SC Braga nasceu de uma decisão corajosa que já deixava, claramente, antever a marca pessoal que, passadas duas décadas, ainda imprime ao exercício das suas funções. Confrontado entre abandonar o clube que atravessava uma crise profunda que poderia ter ditado a sua descida de divisão, preferiu assumir o comando e, assim, transformar o Sporting Clube de Braga numa grande potência no futebol e no desporto nacional.
O seu amor ao clube foi a mola propulsora para um clube que se tornou mais eclético e principalmente mais desenvolvido, premiado e respeitado. Foi o SC Braga de António Salvador que apostou no futebol de praia, no futsal ou no futebol feminino, onde se tornou, com a FPF, um dos pilares à volta do qual relançou e impulsionou uma vertente cujo crescimento é evidente. As Guerreiras do Minho, é bom sublinhar, foram vencedoras do Campeonato Nacional, da Taça de Portugal, da Taça da Liga e da Supertaça.
No futebol masculino, este SC Braga conquistou a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Taça Intertoto. Disputou uma Final da Liga Europa e passou a ombrear e a ser temido na disputa pelo título nacional que continua a perseguir. Uma ambição legitima e sustentada no projeto desportivo já edificado, onde a formação tem papel determinante com equipas competitivas em todos os escalões, incluindo equipa B (na Liga 3) e sub-23 (na Liga Revelação).
Mas mais do que a glória dos títulos conquistados, fica a obra de excelência que nasceu nos seus sucessivos mandatos: uma academia nova, centenas de jovens formados para o futebol e para o desporto, uma impressão digital indelével em todas as seleções nacionais, uma simbiose crescente e indesmentível entre o clube e a cidade e entre os sócios e as equipas do SC Braga.
Líder carismático e tenaz, António Salvador tem oferecido igualmente ao futebol alguns dos melhores treinadores nacionais. Não querendo ser injusto, lembro que foi com ele que se afirmaram nomes tão importantes como Jorge Jesus, Leonardo Jardim, Abel Ferreira ou Rúben Amorim.
Nesta data que, acredito, é mais início do que fim, agradeço, em nome da FPF, o contributo prestado ao futebol nacional e desejo a António Salvador os meus votos de muitos mais êxitos e sucessos à frente do SC Braga."
O depoimento do Pedro Proença
"Em meu nome e em nome da Liga Portugal, saúdo o Presidente António Salvador por 20 anos na presidência do SC Braga. A visão e a ambição que António Salvador projetou no Clube estão hoje materializadas num SC Braga que, com um crescimento sustentado, se tornou numa força da região, numa marca nacional e num dos principais embaixadores do Futebol Português e do seu talento na Europa.
Reforço os parabéns ao Presidente António Salvador por esta marca, extensíveis aos restantes Órgãos Sociais, e deixo o desejo que os próximos anos sejam repletos de sucesso."