Ao minuto: Funeral de Jorge Costa realiza-se quinta-feira na Igreja de Cristo Rei
Jorge Costa, diretor de futebol do F. C. Porto, morreu esta terça-feira, aos 53 anos, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Gaia. A partida precoce deixou o mundo do futebol de luto. Cerimónias fúnebres celebram-se esta quarta-feira, a partir das 15 horas, no Estádio do Dragão.
Corpo do artigo
01.05
FC Foz recorda os primeiros passos no futebol nacional
"O falecimento de Jorge Costa deixou o FC Foz profundamente triste, consternado e abalado com a notícia do desaparecimento de um atleta que deu os primeiros passos no futebol nacional com as nossas cores, aos 14 anos. Jorge Costa nunca renegou as suas origens e também no FC Foz deixou marcas que vão deixar saudade, mas que vão permanecer para sempre como um exemplo que começou na nossa formação, antes de se mudar para as Antas", escreveu o clube.
01.00
Nuno Gomes diz que Jorge Costa foi o adversário mais difícil que enfrentou
"Partiu hoje um grande amigo, um grande companheiro, o adversário mais difícil que enfrentei, um líder nato e com um apurado sentido de humor que usava para me desconcentrar durante os jogos", escreveu Nuno Gomes, antigo jogador do Benfica. "O Jorge era aquele jogador que preferimos ter sempre na nossa equipa. Foi um orgulho ter sido teu colega! Vais deixar muitas saudades. Os meus sentimentos à família. Até sempre, "Bicho"".
00.55
Standard Liège lembra "lista impressionante" de títulos
O Standard Liège, o último clube de Jorge Costa enquanto futebolista, recebeu com "grande tristeza" a notícia do falecimento do antigo defesa central e destacou a "lista impressionante" de títulos na carreira do ex-jogador.
"É com grande tristeza que tomamos conhecimento do falecimento do nosso antigo defesa internacional português Jorge Costa. Ao serviço do Standard de Liège durante a época 2005/06, Jorge Costa passou a maior parte da sua carreira no FC Porto, alcançando uma lista impressionante de conquistas, incluindo uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, oito títulos portugueses e cinco Taças de Portugal", lê-se no site oficial do clube belga.
00.01
Herança de Jorge Costa pode levar F. C. Porto "a retirar o número 2", admite António Tavares
António Tavares, presidente da Mesa da Assembleia Geral do F. C. Porto, admitiu a possibilidade de o número 2 ser retirado da equipa, pelo peso que Jorge Costa lhe deu, na herança de João Pinto.
23.50
Figo diz que futebol perdeu "um líder e um campeão"
O antigo futebolista Luís Figo lamentou a morte de Jorge Costa, ex-colega de seleção, considerando que perdeu um amigo e a modalidade "um líder e um campeão".
"Meu querido "Bicho"... era assim como eu carinhosamente te chamava... companheiro durante tantos anos, de tantas vivências, tantas histórias, tantos momentos cheios de alegria e também momentos de algumas tristezas que nos ensinaram a ser melhores cada dia. A notícia da tua partida deixou-me sem palavras", referiu Figo, numa mensagem nas redes sociais.
23.10
André Castro: "És o símbolo máximo do que é ser Porto. (...) Vou ter muitas saudades tuas"
O treinador adjunto da equipa B do F. C. Porto deixou uma mensagem emotiva nas redes sociais. "Moldaste a minha maneira de pensar e o meu futuro! Fizeste com que eu quisesse ser melhor, na vida no futebol, em tudo! És o símbolo máximo do que é ser Porto. Foste o meu Pai no Futebol e também na vida. Estiveste lá no meu inicio, lá atrás em Olhão, como naquele dia que decidimos que o dia seguinte seria o meu último jogo", escreveu o técnico.
23.07
Diogo Costa recorda "exemplo de liderança"
Diogo Costa, guarda-redes da equipa de futebol do F. C. Porto e seu atual capitão, recorda Jorge Costa, que morreu hoje, como um exemplo de liderança, garra, compromisso e sacrifício".
"Partiu hoje uma das maiores referências da história do nosso FC Porto", escreveu no Instagram, partilhando a emoção pela morte do antigo jogador, também ele capitão do 'dragões' e que era diretor para o futebol profissional do clube.
"Como portista, como jogador e agora como capitão, agradeço tudo o que nos deixou. Serás sempre um exemplo e inspiração. Um de nós. Para sempre. À família e amigos, deixo as minhas sentidas condolências. À nação portista, a certeza de que o nome do capitão ficará eternamente gravado na nossa história", escreveu ainda Diogo Costa.
23.00
Presidente da FIFA "profundamente triste"
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, publicou uma mensagem de pesar pela morte de Jorge Costa, dizendo-se "profundamente triste". "Ao longo da sua carreira, Jorge inspirou gerações com a sua liderança, determinação e paixão pelo jogo", referiu, acrescentando que hoje o futebol perdeu "um verdadeiro capitão".
22.10
22.05
Ex-selecionador Carlos Queiroz tem "coração em pedaços"
O ex-selecionador português de futebol Carlos Queiroz assumiu hoje ter o "coração em pedaços" com a morte de Jorge Costa, a quem classificou como um dos "expoentes maiores" de uma nova cultura da modalidade.
"Tenho o coração em pedaços com esta notícia infeliz e triste para todos nós, e em particular para a nossa equipa de campeões. Não encontro palavras que possam lembrar e fazer justiça à vida, ao companheiro e amigo, ao jogador de futebol, ao líder e ao vencedor que foi o nosso campeão do mundo, Jorge Costa. Choramos a tua falta, hoje e sempre; e ficaremos sempre em dívida para contigo", escreveu, nas redes sociais.
Queiroz, selecionador dos sub-20 de Portugal campeões do Mundo em 1991, numa equipa que contava com o "querido bicho", recordou "um dos expoentes maiores de uma cultura futebolística inovadora, ímpar, de exigência, de compromisso, de trabalho, de rendimento, que hoje ainda se celebra e que será sempre referência do legado técnico e de uma geração insigne".
21.54
Pedro Proença fala num jogador "carismático" e "homem bondoso"
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, classificou hoje Jorge Costa, que faleceu aos 53 anos de idade, como um futebolista "carismático" e, fora de campo, um "homem bondoso".
"Além de jogador carismático, capitão e uma das maiores figuras da história do FC Porto, Jorge Costa representou a seleção nacional com todo o orgulho. No campo, defendia as suas cores com convicção. Fora dele, era um homem bondoso, com personalidade forte e grande sentido de humor. Adorava o futebol", lê-se na página oficial de Pedro Proença na rede social Facebook.
21.47
Funeral na quinta-feira, às 10.30 horas
O funeral de Jorge Costa decorrerá na quinta-feira de manhã, na Igreja de Cristo Rei, no Porto.
"O funeral de Jorge Costa terá lugar na Igreja de Cristo Rei, no Porto, às 10:30 de quinta-feira. A missa de sétimo dia está agendada para as 19:00 da próxima terça-feira, dia 12 de agosto, no mesmo local", lê-se numa nota publicada no sítio oficial dos "dragões" na Internet.
20.26
"Foste o maior amigo que tive no futebol", escreve Sérgio Conceição
"Fizemo-nos homens mais depressa, prescindimos dos devaneios de juventude para cumprir o sonho de sermos profissionais de futebol. Caminhamos juntos no FC Porto, no Standard Liège, na seleção, conquistamos títulos, partilhamos a fúria pela vitória, nos jogos, nos treinos. Rimos muito, choramos às vezes, e assim se construiu uma amizade para a vida", escreveu no Instagram o treinador Sérgio Conceição. "E sim, também foste o maior amigo que tive no futebol e quem contigo privou sabe que do teu coração brotava tanta bondade como vontade de ganhar. Descansa em paz Jorge, és e serás sempre o Bicho, o capitão que nunca se rendeu".
20.00
"Ele personificava tudo o que é e será sempre o FC Porto", André Villas-Boas
"Ele personificava tudo o que é e será sempre o FC Porto. A sua forma vertical de lutar pelas vitórias, o espírito de conquista sem limites, a entrega comovente ao seu Clube e a liderança que carregava às costas, com o mítico e eterno número 2, continuaram a marcar a história do FC Porto com conquistas nacionais e internacionais. Jorge Costa marcou-nos a todos pela sua dedicação, por tudo o que deu e continuava a dar ao seu FC Porto. Qualquer livro que conte a belíssima e longa história do nosso Clube o retratará como um dos atletas mais importantes da nossa História. Assim o recordaremos", afirma o presidente do F.C. Porto numa declaração publicada há instantes no site do clube.
19.41
Marcelo lamenta morte do "eterno bicho" que deixa "exemplo para gerações seguintes"
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou esta terça-feira a morte do antigo futebolista Jorge Costa, "o eterno "bicho"", e destacou a sua "garra, força, energia" e o "exemplo para as gerações seguintes" que deixou.
"O presidente da República lamenta a morte do antigo futebolista internacional Jorge Costa, o eterno "bicho" do Futebol Clube do Porto, onde era atualmente diretor para o futebol profissional", pode ler-se numa publicação no site da Presidência da República. Marcelo lembrou que Jorge Costa, como jogador, "representou, capitaneou e liderou as linhas defensivas com uma garra, força e energia que lhe granjeou a carinhosa alcunha".
"E marcou, desde os escalões de formação, o futebol e a seleção nacional, deixando o exemplo para gerações seguintes", enalteceu.
19.35
AVS promete honrar legado
O presidente da SAD do AVS, Rubens Takano Parreira, prometeu hoje honrar o legado de Jorge Costa, falecido aos 53 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, e dirigiu palavras de conforto ao filho, David Costa, colaborador do clube avense.
"O Jorge Costa foi o treinador que escolhermos para dar início a um projeto que começava quase do zero na Vila das Aves. Na verdade, ele foi o treinador em quem nós acreditámos, mas também o treinador que acreditou em nós", afirmou o dirigente, numa declaração dirigida aos órgãos de comunicação social.
"O Jorge ensinou-me muito sobre a vida e sobre o futebol português. Tenho a certeza que o FC Porto também, mas a dor mais irreparável acontecerá junto da família, que olhava para ele como um grande líder e amigo", sublinhou.
19.30
Real Madrid e AEL Limassol referem momento de tristeza
"O Real Madrid, o presidente e a sua direção lamentam profundamente o falecimento de Jorge Costa, diretor desportivo do FC Porto e histórico jogador português. As nossas condolências a família, entes queridos e clube. Que descanse em paz", reagiu o clube espanhol. Por sua vez, o AEL Limassol lembrou Jorge Costa como "um grande homem do futebol cuja ética, dedicação e presença de liderança deixaram uma marca indelével em todos os que tiveram a honra de trabalhar com ele. Que a memória dele seja eterna".
19.27
Gil Vicente destaca que o futebol português fica mais pobre
Gil Vicente: ""O Gil Vicente lamenta profundamente a morte de Jorge Costa, uma figura exemplar que deixou marca no futebol português e foi dos jogadores da geração de ouro do futebol nacional, tendo-se sagrado campeão do Mundo sub-20. Neste momento de perda, e em que o futebol português fica mais pobre, o Gil Vicente FC associa-se ao pesar de familiares e amigos, assim como ao F. C. Porto, clube onde atualmente exercia as funções de dirigente".
19.06
"Partiu um grande homem, um grande amigo": Rui Costa lamenta morte de Jorge Costa
Para mim, é um dia muito triste. Falo de um jogador com quem tenho memórias desde os meus 17 anos. Partiu um grande homem, um grande amigo, tivemos memórias enormes na história da seleção, fomos campeões do mundo juntos. É um dia muito triste, as minhas condolências para a família, para os amigos, e para os filhos, que estão a sofrer muito, um grande abraço para eles", começou por dizer o dirigente encarnado.
"As rivalidades todas existem, mas, para quem joga, há o convívio das seleções. No meu caso concreto, com o Jorge, a amizade foi sempre muito forte. Não posso esquecer os dias felizes com ele, e os dias tristes, em que nos consolámos uns aos outros. A conquista mais importante da minha vida pela seleção foi ao lado dele. Existia uma amizade muito grande. Fomos companheiros de quarto durante largos anos nas seleções nacionais. As memórias ficam para nós os dois, foram dias extraordinários. O Jorge foi sempre um grande profissional, defendeu o clube dele como eu defendi o meu. Temos de dar valor, foi sempre um grande defensor do FC Porto. Para quem o conhece, mais marcou o extraordinário homem que era o Jorge", acrescentou.
18.30
"Deixa-nos cedo, traído pelo seu grande coração"
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, lamentou a morte de Jorge Costa, "um dos poucos que sempre soube honrar a mística azul e branca". "Do tempo do velhinho Estádio das Antas ao Estádio do Dragão, foi denominador comum na formação de várias gerações de jogadores", defendeu, numa nota publicada no site oficial da autarquia. "Deixa-nos cedo, traído pelo seu grande coração, que só quem privou com ele fora dos estádios conhecia", defendeu.
18.22
"Hoje morreu um dos meus heróis"
O candidato do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, usou as redes sociais para homenagear Jorge Costa, lamentando que, hoje, tenha morrido um dos seus "heróis". "Para quem é portista como eu, Jorge Costa é um exemplo. Pela capacidade técnica, mas também pela atitude. Sempre à Moda do Porto", escreveu.
18.18
"É parte da minha história que vai embora": Mourinho chora a recordar Jorge Costa
Questionado, esta terça-feira, sobre a morte de Jorge Costa, José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, emocionou-se, referindo que, com a partida do emblemático capitão azul e branco, se apaga uma parte da sua própria história.
José Mourinho won in 2004 de Champions League met FC Porto. Jorge Costa was toen zijn aanvoerder. De voormalig profvoetballer overleed vandaag op 53-jarige leeftijd aan een hartstilstand. pic.twitter.com/rzSHknimIp
- Voetbalzone (@voetbalzonenl) August 5, 2025
18.01
Casillas recorda Jorge Costa
Numa história no Instagram, o antigo guarda-redes partilhou uma imagem do antigo capitão do F. C. Porto, acompanhada da mensagem: "Até Sempre, Jorge Costa".
17.59
Pepe fala num legado que viverá "para sempre na história" de conquistas do F. C. Porto
"Sentidos pêsames a toda a família. A tua entrega e legado viverão para sempre na história de vitórias sem igual do F. C. Porto. Que em paz descanses, Jorge Costa", disse o antigo capitão do F. C. Porto
17.54
Deco afirma que Jorge Costa "foi a personificação da alma e da garra portista"
"Hoje, o futebol português e o F. C. Porto perdem um dos seus maiores símbolos. O Jorge Costa foi a personificação da alma e da garra portista. Um capitão lendário, que nos inspirou a todos. Foi uma honra partilhar tantos títulos e alegrias contigo. O teu nome ficará para sempre na história. Os meus sentimentos a toda a família. Até sempre, 'Bicho'."
17.46
Real Madrid lamenta o falecimento de um "histórico jogador português"
"O Real Madrid, seu Presidente e seu Conselho de Administração lamentam profundamente o falecimento de Jorge Costa, diretor desportivo do F. C. Porto e histórico jogador português. As nossas condolências à sua família, seus entes queridos, seus companheiros de equipe e seu clube. Que ele descanse em paz", escreveram os blancos.
El Real Madrid, su presidente y su Junta Directiva lamentan profundamente el fallecimiento de Jorge Costa, director deportivo del @FCPorto e histórico jugador portugués. Nuestras condolencias a sus familiares, a sus seres queridos, a sus compañeros y a su club. Descanse en paz.
- Real Madrid C.F. (@realmadrid) August 5, 2025
17.44
Entrada da Porta 2, o eterno número, vai servir de espaço para homenagens
Os seguranças indicaram uma nova zona onde os adeptos podem deixar homenagem a Jorge Costa. Fica junto às bandeiras do clube, já a meia-haste, em frente à Porta 2, o seu eterno número.
Foto: Igor Martins
17.41
Bovista deixa uma nota de condolências
"Vem a Boavista Futebol Clube, Futebol SAD, manifestar as mais sentidas e profundas condolências pelo falecimento de Jorge Costa.Nesta hora de consternação, endereçamos ao Futebol Clube do Porto, à família enlutada e a todos os seus amigos, a nossa solidariedade e respeito", pode ler-se na mensagem.
17.38
Fernando Santos relembra o capitão do Penta
"É um choque e uma perda tremenda. Acabei de chegar a Baku, estava aqui a ver as notícias e fui surpreendido com esta notícia. Os meus sentimentos à família e ao FC Porto. Na realidade, é um amigo. Foi três anos capitão na minha equipa no FC Porto e ficámos com uma relação sempre forte", referiu o técnico em declarações à Lusa.
17.31
Anselmi no adeus: "Vou sentir a tua falta, meu amigo"
"Que descanses em paz, capitão. Vou sentir a tua falta, meu amigo", escreveu o antigo treinador do F. C. Porto na rede social Instagram.
17.25
Cerimónias fúnebres decorrem amanhã às15 horas no Estádio do Dragão
"O F. C. Porto informa que, respeitando a vontade expressa pela família, as cerimónias públicas de despedida de Jorge Costa decorrerão amanhã, quarta-feira, no Estádio do Dragão, a partir das 15h. A esta hora serão abertas as portas para que sócios, adeptos e publico em geral possam prestar homenagem ao inesquecível Capitão do F. C. Porto. Este momento de homenagem terminará pelas 22h. Mais informações serão divulgadas em momento oportuno", informou o F. C. Porto numa nota de comunicado.
17.05
No Dragão já se prestam homenagens ao "Bicho" com objetos simbólicos
Junto ao exterior do estádio já foi colocada uma pequena bandeira, uma fotografia das celebrações da Champions League em 2004 e um galhardete. "Até sempre, Eterno Capitão" lê-se na bandeira.
17.01
COP refere que Jorge Costa "deixa um legado de paixão e dedicação ao desporto"
O Comité Olímpico de Portugal (COP) lamenta profundamente o súbito falecimento de Jorge Costa, diretor para o futebol do F. C. Porto, antigo futebolista do clube, internacional pelas Seleções de Portugal, e apresenta sentidas condolências à família e amigos, à Federação Portuguesa de Futebol, ao FC Porto e a todos os restantes clubes que representou.
Como futebolista Jorge Costa venceu oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal, oito Supertaças, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental, foi internacional por 50 vezes entre 1992 e 2002, tendo sido campeão do mundo de sub-20 em 1991 e vice-campeão europeu de sub-21 em 1994. Jorge Costa foi também treinador e deixa um legado de paixão e dedicação ao desporto merecedor do crédito e da admiração de companheiros de equipa e adversários.
16.51
Jorge Costa: Momentos de um "Bicho" à Porto que venceu os cinco do penta
O defesa central Jorge Costa, conhecido por dar o litro dentro de campo, é um dos seis jogadores do F. C. Porto que esteve nos cinco títulos do pentacampeonato. Um "Bicho" que cresceu, viveu e morreu dedicado aos dragões.
16.47
Vitória de Guimarães enfatiza um "brilhante percurso"
"O Vitória Sport Clube manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa aos 53 anos de idade. O antigo defesa central também foi treinador e exercia atualmente a função de Diretor de Futebol do F. C. Porto. Num brilhante percurso enquanto futebolista, Jorge Costa somou 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, somando mais 42 internacionalizações pelas camadas jovens, tendo conquistado o título mundial de sub-20.
Para além de um palmarés internacional que conta com uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa, Jorge Costa venceu 8 campeonatos nacionais, 5 Taças de Portugal e 5 Supertaças Cândido de Oliveira.
Neste momento de profunda tristeza, o Vitória Sport Clube endereça sentidos pêsames à família e amigos, assim como ao F. C. Porto."
16.44
Braga fala de "um nome incontornável do desporto"
"O SC Braga recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura histórica do futebol nacional e que na sua vasta carreira desportiva representou também as cores do nosso clube, como treinador principal e como treinador-adjunto.
Parte de forma prematura, aos 53 anos, um nome incontornável do desporto, que pontificou na chamada Geração de Ouro, tendo sido campeão mundial de sub-20 por Portugal e também capitão do F. C. Porto num ciclo histórico do clube, que coincidiu com conquistas internacionais da Liga dos Campeões, Taça UEFA e Taça Intercontinental. Concluída brilhante carreira enquanto jogador, foi no SC Braga que iniciou o percurso enquanto treinador, que teve continuidade em muitos outros projetos até ao regresso ao F. C. Porto, em 2024, para o cargo de diretor do futebol.
A terrível notícia do seu falecimento abala todo o edifício desportivo nacional, não podendo o SC Braga deixar de se associar à enorme dor partilhada pela sua família, pelos seus amigos e por toda a estrutura do FC Porto."
16.35
"Um exemplo de dedicação e entrega": Montenegro reage à morte de Jorge Costa
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já reagiu à morte de Jorge Costa, antigo capitão dos azuis e brancos, assumindo "o choque" pela sua partida "inesperada e precoce".
16.30
Bandeiras a meia-haste no Dragão
No estádio do Dragão, as bandeiras do clube já estão a meia-haste. Nos painéis eletrónicos recorda-se uma das frases icónicas de Jorge Costa: "Aconteça o que acontecer, faço parte da história do meu clube do coração". Para já ainda não são visíveis grandes manifestações por parte dos adeptos. Alguns turistas e uns sócios a tratar de assuntos na Loja do Associado.
16.20
F. C. Porto lembra "entrega, liderança, paixão e espírito de conquista do lendário capitão"
O clube azul e branco manifestou a "mais profunda tristeza e consternação" pelo falecimento, esta terça-feira, de Jorge Costa, antigo capitão e atual diretor do futebol profissional dos dragões. O ex-central, de 53 anos, não resistiu a uma paragem cardiorrespiratória sofrida no centro de treinos dos azuis e brancos, no Olival.
#E2ERNO pic.twitter.com/C0fKUfZpAi
- FC Porto (@FCPorto) August 5, 2025