Figura lendária do F.C.Porto, Jorge Costa morreu aos 53 anos vítima de uma paragem cardiorrespiratória. Fora dos relvados, o antigo capitão era pai de três filhos e viveu dois grandes amores que marcaram a sua vida, durante a qual também viveu a alegria de ser avô.
Corpo do artigo
A morte súbita de Jorge Costa deixou o futebol português em choque. O antigo central e atual diretor do F.C.Porto partiu esta terça-feira, depois de se sentir mal no centro de treinos do Olival, em Gaia. Mas por trás do "Bicho" que comandava a defesa portista com garra e que agora marcava pontos nos bastidores, estava um homem profundamente ligado à família e que viveu o amor com entrega total.
Durante quase duas décadas, Jorge esteve casado com Isabel Costa, com quem teve três filhos: David, de 31 anos, agora analista na equipa técnica do Aves; Guilherme, de 23, ligado à área da hotelaria; e Salvador, de 18, que é jogador do Leça. Teve tempo ainda para viver a estreia como avô, que aconteceu dois dias antes de sofrer um enfarte, em 2022.
A relação com a mãe dos filhos foi construída lado a lado com a carreira de futebolista, e marcada, também, por momentos difíceis. O divórcio aconteceu em 2012, depois de um episódio controverso noticiado na Roménia, sobre alegadas agressões, que ambos vieram a público desmentir e clarificar. "Com a concordância do meu marido, regressei a Portugal. Tudo o demais que tem sido noticiado é hediondamente falso", escreveu Isabel em comunicado.
Foi já depois dessa fase da sua vida que Jorge voltou a encontrar o amor - de forma inesperada e, nas suas palavras, transformadora. Durante a passagem como selecionador do Gabão, em África entre 2014 e 2016, conheceu Estela Rito, a mulher que o acompanhou até aos últimos dias.
"Aconteceu-me a melhor coisa que podia ter acontecido na vida: conheci a minha atual mulher", partilhou numa entrevista em 2020. "Mudou a minha vida completamente", sublinhou, rendido ao novo amor.
Nas redes sociais, o antigo capitão do F. C. Porto não escondia a felicidade que vivia ao lado de Estela. A 23 de setembro, assinalavam o aniversário da relação. "És mesmo o marido mais lindo do mundo", correspondeu ela, numa das declarações públicas do companheiro, nas redes sociais.
Jorge Costa morreu aos 53 anos, mas deixa uma história de amor à vida, dentro e fora dos relvados, que dificilmente será esquecida, marcando gerações.