O Estoril-Praia ganhou, este domingo, na visita ao Leixões (1-0) e garantiu o título da Liga de Honra de futebol e a promoção de escalão sete anos depois de ter descido, enquanto Moreirense e Desportivo das Aves empataram e discutem subida na última jornada.
Corpo do artigo
Na 29.ª e penúltima ronda, um auto-golo do defesa Marcelo, aos 80 minutos, garantiu o triunfo da equipa da Linha de Cascais no Estádio do Mar e os 56 pontos que dão direito a futebol "de primeira" na próxima época e o título de campeão.
Os "canarinhos" tinham conquistado o segundo escalão luso pela última vez em 2003/2004, mas voltaram à Liga de Honra na temporada seguinte.
Por seu turno, o Moreirense ficou-se por um empate a dois golos na visita ao Santa Clara (11.º), tendo estado duas vezes em desvantagem: Nelson inaugurou o marcador para os açorianos e Pacheco marcou o segundo golo, mas Cícero, de ambas as vezes, empatou a favor dos visitantes, que ficaram assim a cinco pontos do Estoril-Praia.
A outra equipa na corrida à subida de divisão, o Desportivo das Aves, também não foi além de um empate sem golos na receção ao "aflito" Freamunde (15.º), e manteve-se a um ponto do conjunto de Moreira de Cónegos.
Na derradeira jornada, o clube da Vila das Aves visita o Trofense (10.º), ao passo que o Moreirense recebe o "lanterna vermelha", Sporting da Covilhã, que empatou sem golos na receção ao Belenenses (sexto).
Os "leões da Serra" contam com os mesmos 31 pontos do Freamunde, mas ambos ainda acalentam o sonho de ficarem no segundo escalão português, pois Portimonense, Arouca, União da Madeira e Santa Clara são alcançáveis.